MENUS E SUB MENUS

quinta-feira, 18 de março de 2021

ATLETISMO - PROVAS DE SALTOS, LANÇAMENTOS, ARREMESSO E PROVAS COMBINADAS

 


PARA TER ACESSO A ATIVIDADE SOBRE ESSE CONTEÚDO É SÓ CLICAR AQUI 

SALTOS – No atletismo existem 4 tipos de saltos: em distância, triplo, com vara e em altura. Vejamos:

Salto em distância: o objetivo é saltar o mais longe possível, após correr numa pista de 40 metros, para efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Após o salto, o atleta deverá cair na caixa de areia. 

A medição da distância será obtida no ponto mais próximo da tábua de impulsão (vale qualquer parte do corpo). No momento do salto, o atleta pode o pisar na tábua de impulsão, mas não pode ultrapassar uma marca determinada na própria tábua (caso isso aconteça, o atleta queima o salto). 

Depois do salto, o atleta deve caminhar para frente e sair da caixa de areia, para não interferir na distância a ser medida.


Salto triplo: O salto triplo é uma combinação de três saltos sucessivos que terminam com a queda em uma caixa de areia. Existe uma regra específica: o primeiro e o segundo salto têm que ser feitos com a mesma perna e o terceiro salto com a perna contrária.

Salto em altura: os atletas correm com o objetivo de transpor o sarrafo, preso por dois suportes, e com um colchão onde o atleta irá cair. O objetivo é passar por cima do sarrafo na maior altura possível. Pode tocar no sarrafo, mas não pode derrubar.


Salto com vara: nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair.



  • Em todas as provas, o atleta que queimar 3 tentativas, será eliminado. Geralmente os atletas tem 3 tentativas nas eliminatórias, para tentar chegar à final (12 atletas). Nas finais, são feitas 3 tentativas iniciais, onde ficarão os 8 melhores, que terão mais 3 tentativas para decidir o vencedor. Vence quem saltar mais longe (salto em distância e salto triplo) ou mais alto (salto em altura e salto com vara).

ARREMESSOS E LANÇAMENTOS



Vejamos as 3 provas de lançamentos e a prova de arremesso do atletismo. 

Arremesso de peso: consiste em lançar na maior distância possível, uma esfera que pesa 4Kg para as mulheres e 7,26kg para os homens. O atleta deve posicionar o peso entre o ombro e seu pescoço. Os atletas não podem sair do círculo (delimitado na frente por uma borda de madeira) até o pouso do peso.

 

Lançamento de dardo: o atleta tem uma pista de lançamento de 34,9 m para correr, e deve lançar o dardo (nome do objeto) que possui 2,3 metros de comprimento, pesa 600g para as mulheres e 2,7 metros de comprimento e pesa 800 gramas para os homens. O atleta não pode lançar o dardo fora da zona de aterrissagem e não pode passar da linha que limita o lançamento. O dardo deve ser lançado sempre acima da altura do ombro.


Lançamento de disco: o atleta fica dentro de uma espécie de jaula (gaiola de proteção) com uma abertura e por essa abertura que o disco é lançado. O atleta deve, ainda se manter dentro de um círculo, e não pode pisar na linha que demarca o círculo. O disco pesa 1kg para as mulheres e 2kg para os homens. Vence o atleta que lançar o disco mais longe.




Lançamento de martelo: é formado por três elementos: bola, arame (cabo) e alça. Pesa 7,2Kg para os homens e 4kg para as mulheres. O martelo não pode tocar na gaiola de proteção e nem cair fora da área de competição. O atleta não pode sair do círculo até que o implemento (martelo) toque no chão (caso faça, deve sair por trás ou pela lateral)



Ø Em todas as provas, o atleta que queimar 3 tentativas, será eliminado. Geralmente os atletas tem 3 tentativas nas eliminatórias, para tentar chegar à final (12 atletas). Nas finais, são feitas 3 tentativas iniciais, onde ficarão os 8 melhores, que terão mais 3 tentativas para decidir o vencedor. Vence quem arremessar ou lançar o objeto (peso, dardo, disco, martelo) o mais longe possível.

PROVAS COMBINADAS

Existem duas provas combinadas no atletismo: o decatlo e o heptatlo. Vejamos:

DECATLO: é uma competição de atletismo composta por dez provas. É exclusivamente praticada por homens. As provas são:

·     Corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1.500 metros.

HEPTATLO: é uma prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo. As prova são:

·      100 metros com barreiras, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200m, corrida de 800m.

Vence o atleta que conseguir maior pontuação no geral (somando todas as provas).

 







Um comentário:

  1. Muito bom esse material. Como faço para adquirir o material completo sobre o atletismo? Sou do estado do Paraná. Aguardo retorno, pois vai ajudar muito! Obrigada!

    ResponderExcluir