MENUS E SUB MENUS

sexta-feira, 19 de março de 2021

EXERCÍCIO FÍSICO E SEUS BENEFÍCIOS


Qual a diferença de exercício físico e atividade física?

Atividade física é qualquer movimento feito pela musculatura que resulta em gasto energético, não importando a quantidade de tempo.

Exercícios físicos são atividades sistematizadas, com sequência de movimentos para alcançar um objetivo, geralmente ligado à saúde ou estética.

 

Por isso, conta com uma duração de tempo específica, sequências de movimentos para diferentes partes do corpo e proporciona o aumento das aptidões físicas. Bastam 30 minutos por dia.

Um pouco mais sobre atividade física: Em repouso, o corpo costuma gastar energia com as suas funções básicas. Uma mulher gasta entre 1200 e 1400 calorias por dia sem atividades físicas. Já o homem gasta mais, aproximadamente de 1800 a 2000 calorias diárias em repouso. No entanto, qualquer atividade que movimente a musculatura corporal irá causar maiores gastos de energia.

Não existem segredos e, por estarmos em movimento constantemente, fazemos atividade física a maior parte do tempo quando não estamos descansando. Vejamos alguns exemplos de atividade física: Varrer a casa, lavar roupa, lavar louça, caminhar do quarto a cozinha, etc.



Um pouco mais sobre exercício físico: é importante no ganho de massa muscular e para o sistema cardiovascular. Opções não faltam e diversas pesquisas comprovam os benefícios do exercício físico para a saúde do corpo e da mente. Alguns exemplos de exercícios físicos: corrida, caminhada, futebol, natação, dança, ciclismo, futsal, handebol, basquete, tênis de mesa, badminton.






BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO

Faz bem à saúde mental: O exercício físico é eficaz na melhora do humor e no alívio dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Segundo estudos, isso acontece porque os exercícios produzem alterações nas partes do cérebro que regulam o estresse e a ansiedade.

Eles também podem aumentar a sensibilidade do cérebro aos hormônios serotonina e noradrenalina, que aliviam os sentimentos de depressão.

Além disso, o exercício físico regular aumenta a produção de endorfinas, conhecidas por ajudar a produzir sentimentos positivos e reduzir a percepção da dor. A prática regular de exercícios físicos ainda é capaz de reduzir os sintomas em pessoas que sofrem de ansiedade.

Relaxa o corpo e melhora a qualidade do sono: O gasto de energia durante o exercício físico estimula os processos de recuperação durante o sono.

O aumento de temperatura corporal que ocorre durante o exercício melhora a qualidade do sono, ajudando nosso corpo em uma melhor regulação térmica enquanto dormimos.

Melhora a saúde da pele: o exercício físico regular e moderado se mostrou capaz de aumentar a produção de antioxidantes naturais do corpo, substâncias que ajudam a proteger as células do envelhecimento precoce.

Auxilia no processo de perda de peso: Se seu objetivo é emagrecer com saúde, fazer atividade física é essencial! O exercício físico regular aumenta o metabolismo, ajudando seu corpo a:

  • Queimar calorias facilitando a perda de peso ou a manutenção do peso desejado;
  • Combater a obesidade, em todos as suas formas (leve, moderada e mórbida).

Reduz a dor: A dor crônica pode ser debilitante, mas os exercícios físicos realmente podem ajudar a reduzir esse quadro. Por muitos anos, a recomendação para o tratamento da dor crônica foi repouso e inatividade, mas estudos recentes mostram que o exercício regular, ajuda a aliviar as dores crônicas e proporciona sensação de bem-estar;

Aumenta os níveis de energia: O exercício físico pode ser um verdadeiro impulsionador da energia para pessoas saudáveis e também para as que sofrem de várias condições médicas.

Faz bem aos músculos e ossos: O exercício físico regular desempenha um papel vital na construção e manutenção de músculos e ossos fortes, já que a medida que as pessoas envelhecem, elas tendem a perder massa e função muscular, o que pode levar a lesões e deficiências. Praticar exercício físico regularmente é primordial já que:

  • reduz a perda muscular e mantêm a força com o passar dos anos;
  • fortalece a massa muscular;
  • aumenta a flexibilidade;
  • reduz o risco de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice.

Vejamos mais benefícios da prática de exercício físico regular

Reduz a ocorrências de gripes, resfriados e infecções respiratórias em geral (sistema imunológico);

Melhora a capacidade pulmonar;

Aumenta a capacidade de consumo de oxigênio;

Melhora o funcionamento do coração;

Aumenta a resistência aos esforços físicos e ao estresse;

Reduz o risco de doenças cardíacas.

Além de benefícios fisiológicos da atividade física no organismo, existem alterações nas funções cognitivas de quem pratica exercício físico regular, ou seja, o processo cognitivo seria mais rápido e mais eficiente em pessoas fisicamente ativas.

Não são necessários níveis altos de prática física, horas intermináveis de exercício ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens do exercício físico, é suficiente realizar uma prática que você goste e se sinta bem, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana.

Vale tudo: andar, dançar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a pé, subir e descer escadas, realizar serviços de casa, enfim, levar uma vida ativa.


Texto complementar!


CONSCIÊNCIA CORPORAL E ESTILO DE VIDA

Conhecer a si próprio é saber dos seus desejos e potencialidades. Tornar-se uma pessoa segura em relação aos desafios da vida deveria ser a meta a alcançar.

Ser consciente é procurar a todo instante melhorar enquanto ser humano. É assumir uma atitude positiva diante do mundo, criando a perspectiva e necessidade de mudanças no estilo de vida. E é assim que podemos cultivar um corpo ativo e saudável.

Ser ativo fisicamente não se relaciona apenas ao rendimento, à eficácia e à estética: o corpo deve ser ativo pela necessidade de autorrealização e manutenção de hábitos favorecedores de boa saúde.

Assim, a Educação Física escolar envolve uma infinidade de ações corporais e mentais. Não se reduz a uma mera vivência do físico.

Nas aulas devem estar contidos valores humanos, aprendizagem corporal, e a consciência para uma vida ativa e saudável. Proporcionam-se, assim, momentos de integração, respeito e formação de novas amizades.

Responda!

1. De acordo com o texto, ser consciente relaciona-se com o que?

2. Coloque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(   ) Conscientizar os alunos para uma vida ativa e saudável não está relacionado entre as funções da Educação Física.

(   )O corpo deve ser ativo pela necessidade de auto realização e por hábitos saudáveis.

(   )O objetivo do esporte da escola é aprender os fundamentos técnicos e formar atletas.

(   )As aulas de Educação Física devem oferecer o conhecimento dos benefícios que o esporte proporciona a seus praticantes incentivando sua prática.

3. Assinala apenas as alternativas que possuem apenas atividades físicas.

(  ) Musculação (  ) Subir e descer escadas (  ) Futebol       

(  ) Natação  (  ) Dançar  (  ) Artes marciais          

(  ) Andar         (  ) Correr

4. “Atividade que, além do gasto energético, proporciona maior aptidão física e atlética, resultando em maiores índices de saúde. Também utilizado para recreação e fins estéticos”, estamos falando de Atividade Física ou Exercício Físico?  

5. Cite alguns tipos de exercícios físicos.

6. Descreva algum tipo de benefícios do exercício físico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário