MENUS E SUB MENUS

sábado, 13 de maio de 2023

CAPACIDADES FÍSICAS


A aula de educação física tem como objetivo contribuir na formação geral dos estudantes, através do desenvolvimento de cultura das capacidades: motoras, sociais, afetivas e cognitivas.


O artigo que você vai ler agora vai apresentar um dos conteúdos mais estudados da Educação Física, primordial para o ensino e aprendizado dos alunos, que a partir dessas informações podem entender conteúdos futuros e saber um pouco mais sobre os motivos que levam as modalidades esportivas a terem participantes específicos, estes com determinadas habilidades bem desenvolvidas e outras nem tanto. Acredito que possa ser um conteúdo para o 6° ou 7° ano do Ensino Fundamental II, isso falando em termos teóricos logicamente, já que de forma prática, o desenvolvimento, o conhecimento involuntário, até pelas rotinas diárias, fazem com que as capacidades físicas  estejam presentes na vida de qualquer pessoa. 

CAPACIDADES FÍSICAS


O QUE SÃO AS CAPACIDADES OU QUALIDADES FÍSICAS?



As capacidades físicas são qualidades próprias de cada indivíduo, correspondente à parte física corporal do movimento. Estas capacidades podem ser aprimoradas com atividades físicas específicas. Capacidades físicas ou capacidades motoras podem ser entendidas como componentes do rendimento físico. 

As qualidades ou capacidades físicas estão divididas em dois grupos: as primárias e as centrais. Vejamos:

QUALIDADES FÍSICAS PRIMÁRIAS – As qualidades físicas primárias dependem basicamente do sistema musculoesquelético. São 5 qualidades físicas primárias existentes: velocidade, força, resistência, flexibilidade, agilidade.

VELOCIDADE



É a qualidade física particular que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos em uma intensidade máxima e de duração breve ou muito breve. Pode ser de 3 tipos:
*Velocidade de deslocamento: Capacidade máxima de uma pessoa se deslocar de um ponto a outro. Exemplo: Correr 100 metros no menor tempo possível.
*Velocidade de reação: Rapidez com a qual uma pessoa é capaz de responder a um estímulo (visual, auditivo ou tátil). Exemplo: reagir o mais rápido possível ao tiro de partida(largada) dos 100 metros
*Velocidade de membros: Capacidade de mover membros superiores e ou inferiores o mais rápido quanto possível. www.romrom17.com

FORÇA


É a qualidade física que permite um músculo ou grupo de músculos produzir tensão e vencer uma resistência na ação de empurrar, arrastar ou levantar. Pode ser de três tipos:
*Força Dinâmica: É o tipo de força que envolve os músculos dos membros em movimento ou suportando o peso do próprio corpo em movimentos repetidos
Em resumo, conseguir gerar força diante de objetos que a própria pessoa consiga deslocar. Exemplo: empurrar uma cadeira.
*Força Estática: É o tipo de força que explica o fato de haver força produzindo calor e não havendo produção de trabalho em forma de movimento. Exemplo: empurrar uma parede. www.romrom17.com
*Força Explosiva: Habilidade de exercer o máximo de energia em um ato explosivo. Exemplo: a força produzida por u7m corredor contra os blocos de partida(atletismo) na hora da largada.

RESISTÊNCIA


É a qualidade física que permite um esforço proveniente de exercícios prolongados, durante um determinado tempo. Pode ser de três tipos:
*Resistência aeróbica - é definida como sendo uma qualidade física que permite a um atleta sustentar por um período longo de tempo uma atividade física relativamente generalizada em condições aeróbicas, isto é, nos limites do equilíbrio fisiológico denominado “steady-state” que significa sustentar por um período longo uma atividade nos limites do equilíbrio de O2(oxigênio).
O desenvolvimento da capacidade aeróbica de um indivíduo provoca: o desenvolvimento da capacidade funcional do coração; aumento da capacidade muscular de queimar açúcares e gorduras; melhoria no transporte de 02; aumento do coração; aumento dos glóbulos vermelhos (número); redução da massa corporal e redução da FC de repouso. www.romrom17.com
Exemplos: Corridas de 5.000 e 10.000 (mil metros) do atletismo, 1.500 e 800 metros da natação, provas de ciclismo de estrada, etc.

*Resistência anaeróbica - É a capacidade de resistir ao máximo esforço, durante o maior tempo possível. Permite ao atleta sustentar a atividade em débito de 02(que é a falta de oxigênio). www.romrom17.com

A principal variável é o tempo e seu objetivo é resistir a uma solicitação superior, mantendo a velocidade e o ritmo apesar do crescente débito de O2. Provoca fadiga bioquímica e neuromuscular. Somente será recompensado em repouso, sendo os esforços de grande intensidade.
Exemplos: Provas de velocidade como 100 e 200 metros no atletismo e 50 metros da natação, movimentos dos halterofilistas(levantadores de peso), etc.

*Resistência muscular localizada - Permite ao atleta realizar num tempo maior possível a repetição de um movimento com a mesma eficiência. Permite a continuação do esforço tanto em condições aeróbicas quanto anaeróbicas. Depende da duração do esforço para determinados grupos musculares. Provoca fadiga periférica (circulatória e motriz) e também fadiga nervosa. www.romrom17.com

Exemplos: realizar movimentos repetitivos com determinada parte do corpo (abdominais, flexões, agachamentos, etc).



FLEXIBILIDADE


Qualidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, sem risco de provocar lesão.
Depende da mobilidade articular e elasticidade muscular. O sexo feminino e as crianças são mais flexíveis. É uma característica corporal pessoal.
Exemplo: alongamento.

AGILIDADE


É a qualidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Conhecida como velocidade de “troca/mudança de direção”. Para a agilidade, a flexibilidade é importante

QUALIDADES FÍSICAS CENTRAIS - São aquelas que dependem da integração do sistema músculo-esquelético com o Sistema Nervoso Central (S.N.C.). São elas: coordenação motora, ritmo, descontração e equilíbrio.

COORDENAÇÃO MOTORA


É a qualidade física que permite ao homem assumir a consciência e a execução, fazendo com que aconteça a integração progressiva de aquisições, favorecendo uma ação ótima dos diversos grupos musculares na sequência de movimentos com um máximo de eficiência e economia.

RITMO


É a qualidade física explicada por um encadeamento de tempo, uma mudança de tensão e repouso, enfim, uma variação regular de repetições periódicas.
É o determinante do tempo disponível para se realizar um movimento, assim como da pausa entre um movimento e outro. O ritmo determina a velocidade do movimento lento, moderado, rápido, veloz, a pausa entre um movimento e outro, entre uma ação e outra, etc. www.romrom17.com
A sensibilidade ao ritmo é importante para novas performances. Devemos lembrar que cada pessoa possui um ritmo diário próprio que deve ser levado em consideração.

DESCONTRAÇÃO


É um fenômeno neuromuscular, resultante da redução de tensão na musculatura esquelética. Existem 2 tipos de descontração: a total e a diferencial. 

*DESCONTRAÇÃO TOTAL: Capacita o indivíduo a recuperar-se de esforços realizados.
Relaxamento de todos os músculos do corpo, o máximo possível.
*DESCONTRAÇÃO DIFERENCIAL: Diferenciação entre os músculos que são necessários para determinada atividade e aqueles que não são. Qualidade física que permite a descontração dos grupos musculares que não são necessários a execução de um movimento específico, causando uma economia de energia.

EQUILÍBRIO

É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de três tipos:

*EQULÍBRIO ESTÁTICO: adquirido em determinada posição. Exemplo: ficar parado e tentar se equilibrar apenas em uma perna.

*EQUILÍBRIO DINÂMICO: adquirido durante o movimento. Exemplo: caminhar sobre uma corda bamba. www.romrom17.com

*EQUILÍBRIO RECUPERADO: explica a recuperação do equilíbrio após o corpo ter estado em movimento. Exemplo: após correr 1 km, as funções corporais, como os batimentos, a respiração, volta aos níveis normais.


CLIQUE AQUI PARA VER A ATIVIDADE RELACIONADA A ESSE CONTEÚDO

3 comentários:

  1. gostaria de ter seu material , mas nao da pra copiar .grata

    ResponderExcluir
  2. OI COMO PARA BAIXAR ESSES CONTEUDO SEU E MUITO BOM MEU PARABÉNS

    ResponderExcluir