MENUS E SUB MENUS

terça-feira, 23 de março de 2021

EVOLUÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS

 

PARA VER A ATIVIDADE SOBRE O CONTEÚDO ACIMA, É SÓ CLICAR AQUI!

Podemos dizer que atualmente os jogos eletrônicos, influenciam muito no tempo de lazer das pessoas. Também pode ser dito que eles ajudam no desenvolvimento pessoal, mas como isso acontece? É através dos desafios que a maioria dos jogos promovem, com regras a serem seguidas ou com estratégias que cada um deve formar, para obter um melhor desempenho.

VAMOS VER AGORA A EVOLUÇÃO DOS JOGOS ELETRÔNICOS

O que são os jogos eletrônicos?

São todos os jogos que usam tecnologia de computador, ele pode ser jogado em aparelhos pessoais, como tablets e telefones celulares. Podem ser jogados também em máquinas de fliperamas ou em consoles, esse último é um computador pequeno que serve para jogar video game, como por exemplo: Play Station, Xbox, Nintendo, etc. Os consoles são ligados a controles manuais e a aparelhos de TV.

Histórico dos jogos eletrônicos

Em 1961 ficou marcado pelo surgimento do Space War, que era um console onde 2 jogadores controlavam espaçonaves com o objetivo de destruir o adversário. Nessa época os jogos de video game eram considerados apenas experimentos.

Apenas no final da década de 60 é que tivemos o primeiro game para tv, chamado PING PONG ou tênis para dois (no estilo do esporte conhecido como tênis de mesa). 




Posteriormente veio o jogo de nome Pong (do Atari, que era tipo o Play Station da época). E o console Atari 2600 lançado nos Estados Unidos em 1977 foi o primeiro a fazer sucesso aqui no Brasil, quando chegou no ano de 1983, com mais de 500 games disponíveis.

Podemos dizer que a década de 80 é um marco na indústria dos jogos eletrônicos, já que foi nessa década que vários consoles conhecidos até hoje, surgiram, como: Tetris, Super Mario Bros, Pac Man, etc. 



O grande destaque da década de 80 vai para o Super Nintendo, que foi desenvolvido pela Nintendo para concorrer com o Mega Drive. 


Após anos de sucesso da empresa com o Super Nintendo, a empresa criou o Nintendo 64, mas apesar da popularidade, foi superado pelo Play Station (da Sony).

O novo milênio é marcado pela chegada do Play Station 2 e com a entrada na Microsoft nesse seguimento, com o Xbox. Depois vieram vários lançamentos: Xbox 360, Xbox One, Xbox S, Play Station 3, Play Station 4, etc. 


Jogos para mobiles - São jogados em smartphones e tablets, capazes de rodar jogos com gráficos incríveis e um nível de dificuldade igual ao que encontramos em alguns consoles. Os jogos para celulares evoluíram de forma bem mais rápida e tudo começou em 1994 com a invenção do celular MT2000, que não fez muito sucesso, mas abriu as portas para o surgimento de games em dispositivos móveis, com a chegada de Tetris (aquele jogo com o objetivo de encaixar blocos e ir somando pontos).


Em 1998, a Nokia lançou um celular que vinha com 3 jogos pré instalados: memory, snake (o jogo da cobrinha) e logic.


Entre os anos de 2007 e 2009 surgem os primeiros aparelhos com tela colorida, além dos primeiros games com cenário 3D. A função touch (toque) vem através do game Angry Birds. Em 2012 é lançado o game Candy Crush (que chegou a atingir a marca de 700 milhões de usuários ativos por dia).



Mas foi no ano de 2016 que a tecnologia de jogos para celulares e tablets se torna conhecida do público em geral, com o lançamento do Pokémon GO (jogo que foi uma união da tecnologia com o tema Pokémon).


A evolução dos dispositivos teve reflexo na qualidade dos games, atualmente temos jogos com gráficos quase realistas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário