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segunda-feira, 5 de outubro de 2020

BASQUETE 3X3









Origem do Basquete 3X3

O basquete 3×3 (três “xis” três)  surgiu no final dos anos 80 nas ruas de diversos países, sobretudo nos Estados Unidos. O formato teve origem de um jogo conhecido como basquete de rua ou streetball (que tem como objetivo marcar pontos e realizar dribles, fintas desconcertantes, melhores que os adversários) com disputas realizadas nas ruas e em parques de todo o mundo.

A primeira competição internacional foi organizada pela FIBA(Federação Internacional de basquete) em 2007 nos Jogos Asiáticos em Macau (que faz parte do território da China);

Em 2010 foi modalidade nos Jogos Olímpicos da Juventude em Singapura.

Área de Jogo/Regras do Basquete 3X3




Ø A área de jogo do basquete 3x3 possui 15 metros de largura e 11 metros de comprimento.

Ø A parte escura da quadra (ver foto) corresponde a área de arremesso onde as cestas valem 1 ponto.

Ø A parte clara da quadra (ver foto) corresponde a área (linha de 2 pontos) de arremesso onde as cestas valem 2 pontos.

Ø A área de 2 pontos fica a 6,75 metros do aro.

Ø O aro possui a mesma altura do basquete tradicional, 3,05 metros.

Ø A linha de lance livre fica a 5,80 metros do aro. Cada lance livre vale 1 ponto.

Ø  Cada equipe possui 4 jogadores, 3 titulares e 1 reserva.

Ø A partida tem 1 quarto de 10 minutos (se empatar, vai para a prorrogação).

Ø A primeira posse de bola é decidida na moeda (cara e coroa).

Ø Vence a partida quem marcar mais pontos durante os 10 minutos de jogo ou a equipe fizer 21 pontos primeiro.

Ø Se for para a prorrogação, vencerá quem fizer dois pontos primeiro.

Ø A equipe que estiver com posse de bola tem 12 segundos para realizar um arremesso.

Ø Se o time estiver defendendo e pegar a posse de bola através de rebotes, roubos ou tocos, ele precisa sair do arco (área de 1 ponto) para chutar

Ø Em caso de cesta ou lance livre, o time que sofreu os pontos recebe a posse de bola e os jogadores precisam sair do arco (área de 1 ponto)  para chutar.

Ø Substituições são feitas na linha de fundo e os jogadores precisam tocar as mãos.

Ø Cada time tem direito a um tempo técnico.

Ø Não existe limite de faltas individuais.

Ø Jogadores que cometem duas faltas antidesportivas são expulsos da partida.

Ø O limite de faltas coletivas (por equipe) é 5. Na 6ª falta será concedido um lance livre a equipe que sofreu a falta. Entre a 1ª e a 5ª falta coletiva, se o jogador estiver em ato de arremesso e sofrer a falta, resultará em lance livre a seu favor (1 ou 2 dependendo da área de arremesso). OBS:  faltas sem ser em ato de arremesso e sendo entre a 1ª e a 5ª falta coletiva, resultarão em reposição de bola na lateral para a equipe que sofreu a falta.

Ø Faltas coletivas de número 7, 8 e 9 resultam em dois lances livres.

Ø Faltas coletivas de 10 para cima resultam em dois lances livres e posse de bola.

Ø Faltas antidesportivas e faltas desqualificantes são contadas como 2 faltas para a equipe. A primeira falta antidesportiva de um jogador será penalizada com 2 lances livres, mas não terá posse de bola. Todas as faltas desqualificantes (incluindo a segunda falta antidesportiva de um jogador) serão penalizadas com 2 lances livres e a posse de bola.

Ø Todas as faltas técnicas serão sempre penalizadas com 1 lance livre.

Ø Faltas no ato do chute dentro do arco (área de 1 ponto)  resultam em um lance livre.

Ø Faltas no ato do chute fora do arco (área de 2 pontos)  resultam em dois lances livres.

Como a Bola é Jogada?

Ø  Após cada cesta de campo convertida ou último lance livre (exceto aqueles seguidos por posse de bola):

·         Um(a) jogador(a) da equipe que não pontuou deve prosseguir o jogo driblando ou passando a bola de dentro da quadra diretamente embaixo da cesta (não atrás da linha de fundo) para um companheiro atrás do arco (linha ou área de 2 pontos).

·         O(a) jogador(a) de defesa não poderá(ão) tocar ou tentar roubar a bola na área do “semicírculo” embaixo da cesta.  

Ø  Após cada arremesso de cesta de campo não convertida ou último lance livre (exceto aqueles seguidos por posse de bola):

·         Se um(a) jogador(a) de ataque ganha o rebote da bola, pode continuar a tentativa de pontuar, sem ter que voltar a bola para atrás do arco.

·         Se um(a) jogador(a) de defesa ganha o rebote, deve voltar a bola, para atrás do arco (passando ou driblando).

Ø  Se a equipe de defesa rouba ou dá um toco na bola, deve voltar a bola para atrás do arco (passando ou driblando).

Ø  A posse de bola dada a qualquer equipe após uma situação de bola morta deverá começar com um check ball, a troca de bola (entre o(a) jogador(a) de defesa e o(a) de ataque) atrás do arco na parte superior (frente) da quadra.

Ø  No caso de uma situação de bola presa, o jogo deverá ser reiniciado com check ball para a última equipe de defesa. O relógio de arremesso deve ser restabelecido para 12 segundos.










 

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