MENUS E SUB MENUS

domingo, 14 de março de 2021

TEXTO SOBRE A DANÇA


Sem música não há dança. Sem movimento corporal também não. A dança, portanto, apenas ocorre quando o corpo executa movimentos a partir de um determinado ritmo.

O autor Bourcier se dedicou a esse tema e apresenta em seu livro, “A história da dança no ocidente”, um panorama geral que se estende desde a pré-história até os tempos atuais. Segundo ele, a dança teria surgido como meio de expressão religiosa dos homens primitivos, conclusão sugerida por cinco pinturas rupestres, encontradas em sítios arqueológicos. A hipótese apresentada por Bourcier é a de que os primeiros ritmos teriam surgido de percussões, e de que a partir desses ritmos, o próprio corpo humano passou a se movimentar de forma ritmada. Desde então, a dança vem atravessando gerações, e divisões e subdivisões vão sendo criadas dentro dessa prática. A única exceção se deve à Idade Média: é sabido que essa foi a época em que a Igreja Católica mais exerceu poder sobre o ocidente europeu. As danças de rua e de práticas religiosas populares foram extintas, concedendo apenas a corte (aos monarcas, pessoas ligadas a alta sociedade) o direito à dança em festas de nobres. Deve-se lembrar que as danças de corte eram realizadas quase sem toque corporal (que representava o pecado e, portanto, era contra os princípios da Igreja), e quando o toque ocorria, era revestido por luvas.

Passada a repressão corporal medieval, as danças e outras práticas corporais voltaram à cena na Europa. Foram montados ballets, cujas estrelas eram sempre mulheres. Também haviam homens nas apresentações, mas eles pouco dançavam, já que tinham apenas duas funções: serem bonitos, para tornar a apresentação mais atraente, e fortes, servindo de suporte para segurar bailarinas. A caracterização do ballet clássico era (e ainda mantém a sua tradição) voltado à uma rigidez do corpo marcado pela postura, pelas pontas dos pés, pelos movimentos em forma de “flecha”: todos bastante estendidos. O século XX trouxe inovações, apresentando uma forma de dançar que rompeu com a rigidez do ballet: a dança moderna. Essa dança é marcada pela flexibilidade corporal, pelos pés muitas vezes descalços no chão e pela expressividade do corpo.

Falamos das danças mais clássicas, mas existem outros tipos de danças que são, talvez, mais importantes do que essas, já que fazem parte da nossa história, contam quem nós somos: as danças folclóricas. Essas danças são específicas de cada localidade e, mesmo quando a mesma dança é feita em locais diferentes, elas têm suas especificidades que variam entre as regiões. Exemplos: frevo, samba de roda, quadrilha, bumba meu boi, maracatu, etc.

Outra categoria de dança que está atualmente ganhando a atenção da mídia é a dança de salão, que engloba vários ritmos diferentes como, por exemplo, o tango, o forró, a salsa. A característica marcante desse tipo de dança é que ela é sempre dançada em par. Nesse caso, o homem conduz a mulher. Há uma brincadeira muito comum entre dançarinos de salão que diz que “uma mulher não é má dançarina: ela é mal conduzida!”.

Nas aulas de Educação Física a dança sofre preconceitos contra essa prática, já que é costume ouvir a expressão: “dança é coisa de menina”. Será?

Logo, o que se espera da dança é que o corpo se movimente no ritmo da música e que haja expressão de sentimentos a partir do próprio movimento. E isso qualquer um faz: menino ou menina.

ATIVIDADE

  1. Qual a dança de salão mais típica do Ceará?
  2. Qual o estilo de dança caracterizada pela flexibilidade corporal, pés descalços e pela expressividade corporal?
  3. Qual a dança folclórica característica do Ceará?
  4. Quais são as danças que falam da nossa região, dos nossos costumes?
  5. Qual o estilo de dança cujas estrelas eram mulheres?
  6. Qual o estilo de dança que era realizada quase sem toque corporal(por representar o pecado segundo a igreja católica)?
  7. Como teria surgido a dança?
  8. Complete a frase: A dança apenas ocorre quando o corpo executa movimentos a partir de um determinado __________.
  9. Por culpa da igreja católica qual o fato aconteceu com a dança na Idade Média?
  10. As danças folclóricas frevo e bumba meu boi são típicos de quais estados?
  11. Você concorda com a expressão “dança é coisa de menina”? Justifique.
  12. Qual é o estilo de dança que você mais gosta?


Nenhum comentário:

Postar um comentário