MENUS E SUB MENUS

quinta-feira, 18 de março de 2021

ATLETISMO - PROVAS DE VELOCIDADE, REVEZAMENTO E COM OBSTÁCULOS





É a forma mais tradicional. A pista é dividida em várias balizas, conhecidas como raias, que limitam o espaço de cada um dos competidores. No geral, são 8 raias, mas existem pistas que se utilizam até de 9 raias. 

CORRIDAS DE VELOCIDADE OU RASAS

É a forma mais tradicional das corridas, onde temos os atletas mais velozes participando.

100 m rasos: nela, os corredores são divididos em oito raias. È a prova mais famosa do atletismo mundial. Onde quem vence, geralmente é coroado o homem ou a mulher mais veloz do mundo, do continente ou de seu país.


200m rasos: a largada acontece na curva da pista, com os atletas posicionados em marcas que não ficam exatamente umas ao lado das outras, para que o competidor que largue na parte interna da pista não saia com vantagem.


400m rasos: corresponde a uma volta inteira na pista de atletismo. A largada se dá no mesmo estilo dos 200m rasos.


CORRIDAS DE REVEZAMENTO

                São provas disputadas por equipes. Cada equipe possui quatro atletas, e cabe a cada um percorrer um quarto do percurso com um bastão e entregar ao parceiro que se encontra ao final de seu trajeto. Essa troca pode ocorrer em um espaço limitado de 20m, a zona de revezamento. Caso ultrapasse essa marca, a equipe poderá ser desclassificada. Se o bastão cair, somente aquele que o derrubou poderá pegá-lo novamente. Existem 2 tipos de provas de revezamento:


Revezamento 4x100m (masculino, feminino e misto): uma equipe formada por 4 atletas deve percorrer 400m (100m por atleta), sendo que ao fim de sua participação o atleta deve passar um bastão para o seu companheiro.


Revezamento 4x400m (masculino, feminino e misto): segue a mesma linha do revezamento 4x100m, mas a distância percorrida por cada atleta é de aproximadamente 400 metros.


Nas provas de revezamento misto, temos 2 homens e 2 mulheres (sendo que cada equipe decide a ordem dos corredores).


CORRIDA COM OBSTÁCULOS

É uma corrida que apresenta obstáculos a serem ultrapassados ao longo da pista. Vejamos:

110m com barreiras no masculino (altura da barreira – 1,06m) e 100m no feminino (altura da barreira – 84cm): oito competidores têm de percorrer a distância pulando as 10 barreiras que existem no percurso. Vence quem cruzar primeiro a linha de chegada. Não importa se derrubar as barreiras, só não pode atrapalhar quem estiver na raia ao lado, seja invadindo, derrubando, etc. 


400m com barreiras (altura da barreira – 91cm para os homens e 76 cm para as mulheres): segue a mesma linha da prova anterior, mas a 10 barreiras nesse caso são um pouco menores.


3.000m com obstáculos: disputada em uma pista de atletismo entre barreiras e fossos de água e deriva seu nome original, steeplechase, da antiga e tradicional corrida de cavalos disputada entre obstáculos em campo aberto.



ATIVIDADE COMPLEMENTAR

1. Cite 3 distâncias nas provas de velocidade.

2.Quais são as provas com barreiras?

   3.Qual é o tipo de revezamento que competem na mesma equipe, homens e mulheres?

4.Cite exemplo de 2 provas de revezamento.

5. Marque a prova de velocidade mais tradicional do atletismo.

a-(   ) 200 metros    b-(   ) 100 metros    c-(   ) 400 metros

6.Explique o que acontece dentro da zona de revezamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário