MENUS E SUB MENUS

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA



Todos nós possuímos um espírito aventureiro, por mais que esse sentimento não seja exposto. Convenhamos quem nunca teve vontade de realizar alguma atividade diferente, meio que perigosa, em ambientes naturais ou urbanos, mas mesmo assim esbarrou ou esbarra em alguns pensamentos como este: tenho coragem não! Veremos a seguir as práticas corporais de aventura que podemos dividir em dois grupos:

Práticas corporais de aventura urbana – são realizadas em cidades, em meios artificias naturais ou indoor. Exemplos: skate, ciclismo bmx, escalada, parkour, rapel, slackline, patinação.

Práticas corporais de aventura na natureza – são realizados em ambiente natural, tendo contato direto com a natureza e com o meio ambiente. Exemplos: surfe, mountain bike, corrida de orientação, rafting, canoagem, etc.


Práticas Corporais de Aventura Urbana


Vejamos alguns exemplos de práticas corporais de aventura praticados em locais urbanos:

Skate
 - Praticada de forma recreativa principalmente, em ruas, parques das cidades ou em ambientes próprios para a prática, mas que passou a ser esporte olímpico, dividido em duas modalidades: o Skate Street e o Skate Park.
SKATE STREET

SKATE PARK

Cicismo BMX modalidade olímpica, geralmente praticada em um circuito. É uma das variações do ciclismo.


Escalada – praticado em ambientes naturais e também urbanos. Pode ser praticada de forma recreativa em prédios por exemplo ou de forma competitiva, pois passou a ser modalidade olímpica, e vai ser disputada em duas categorias: Escalada Esportiva de Velocidade e Escalada Esportiva de Dificuldade.
Escalada Esportiva de Velocidade

Escalada Esportiva de Dificuldade

Parkour - Essa prática tem como objetivo, tentar encontrar um meio de fazer os caminhos que as pessoas normalmente fariam andando, de maneiras diferentes. Para isso ele observa o caminho a ser percorrido e traça uma trajetória que seja simples, rápida e eficaz. Ultrapassando obstáculos, sempre passando de um ponto a outro da forma mais eficiente possível. A palavra Parkour, vem do francês parcour, que significa percurso.


Rapel - prática que consiste em descer com o auxílio de cordas, prédios ou paredões altos, de forma vertical. Muito usada no auxílio de resgates.
Slackline – é uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos que possibilita o praticante realizar manobras sobre ela, como um efeito parecido de uma cama elástica.

Patinação - prática esportiva onde se utilizam um par de patins, podendo ser ao ar livre, em ginásios, em pistas de gelo, etc. A patinação possui diversas formas de disputa, como as provas realizadas nos jogos Pan-Americanos (patinação artística, patinação de velocidade) e as provas disputadas nas olimpíadas de inverno (patinação artística, patinação de velocidade em pista longa e pista curta).


Práticas Corporais de Aventura na Natureza


Surfe – esporte olímpico bastante praticado nas praias pelo mundo, seja de forma amadora ou profissional. Basicamente consiste em realizar manobras de dificuldades diversas nas ondas do mar, em cima de uma prancha.



Mountain Bike - esporte olímpico praticado geralmente em terrenos acidentados com partes planas, declives e subidas.


Corrida de Orientação - é um esporte no qual os competidores navegam de forma independente através do terreno. Os competidores, auxiliados somente por mapa e bússola, devem visitar no menor tempo possível uma série de pontos de controle marcados no terreno. O percurso, definido pela localização dos pontos de controle, não é revelado aos competidores antes de suas partidas.

Rafting - consiste na prática de descida de corredeiras em equipes, utilizando botes infláveis e com materiais de segurança.
Canoagem - esporte olímpico praticado de forma recreativa e profissional. A canoagem nas olimpíadas possui modalidades distintas, a canoagem de velocidade e a canoagem slalom. Vejamos:

Canoagem de Velocidade consiste em provas com distâncias determinadas, mas de percurso reto “plano”, onde o objetivo é chegar na frente dos adversários no menor tempo possível.
Canoagem Slalomconsiste em provas de descidas em corredeiras naturais ou artificiais, sendo obrigatória a passagem entre as portas (postes) colocados ao longo do percurso, com acréscimo de tempo a cada porta (poste) que o atleta encostar ou não passar. Vence quem fizer a distância da prova no menor tempo.


Arvorismo - prática onde ocorre uma montagem de trilhas, passarelas, tirolesas, enfim, atividades suspensas utilizando o auxílio de cordas e cabos de aço.




ATIVIDADE

1- O que são as práticas de aventura urbana?

2- Cite exemplos de práticas de aventura urbana.

3- O que são as práticas de aventura na natureza?

4- Cite exemplos de práticas de aventura na natureza.

5- O skate é uma prática comum nas ruas, principalmente de grandes cidades. Quais as duas modalidades do skate que se tornaram olímpicas?

6- O que é o ciclismo BMX?

7- Fale sobre a escalada.

8-Qual o significado da palavra PARKOUR e qual o objetivo dessa modalidade?

9- O que é o rapel?

10- Fale sobre o slackline.

11- Fale algumas formas de disputa da patinação.

12- O que é o Mountain Bike?

13-A canoagem é um esporte olímpico dividido em duas categorias. Quais são elas?

14- Um dos esportes mais em ascensão é o surfe. Comente sobre essa modalidade esportiva.

15- O que é a corrida de orientação?

16- O que é p rafting?

17-O brasil possui um atleta de nome Isaquias Queiroz, primeiro brasileiro a conquistar 3 medalhas em uma mesma olimpíada, no RIO-2016. Fale sobre a modalidade desse atleta, a canoagem de velocidade.

18- Defina a canoagem slalom.

19- Fale sobre o arvorismo.

20- Qual dessas práticas corporais de aventura você já realizou e qual ou quais tem vontade de praticar?






Nenhum comentário:

Postar um comentário