MENUS E SUB MENUS

segunda-feira, 22 de junho de 2020

BADMINTON - HISTÓRICO - REGRAS BÁSICAS - GOLPES




Essa postagem irá falar do badminton, um esporte bem popular principalmente na Ásia e considerado o mais rápido entre os esportes de raquete, já que a peteca pode chegar a cerca de 400km por hora durante a disputa dos pontos.


Imagens de uma aula relacionada ao assunto que você vai ler abaixo, é só clicar AQUI .
Caso esteja atrás de uma atividade (questões) sobre o assunto é só clicar AQUI .

Um breve histórico


O badminton surgiu na Índia a cerca de 2 mil anos e só ficou popular mundialmente com a chegada e dominação inglesa, no século XVI (16).
Era chamado de Poona, e só foi ganhar o nome de hoje por volta de 1870, quando foi aperfeiçoada na propriedade de Badminton, na cidade de Gloucestershire na Inglaterra.


Em 1934, foi fundada a Federação Internacional de Badminton (IBF). A IBF sofreu uma altercação em seu nome e passou a ser chamada de Badminton World Federation (BWF), traduzindo para o português, Federação Mundial de Badminton.
No Brasil, a federação responsável pelas competições nacionais é a CBBd - Confederação Brasileira de Badminton

Em 1992, na Olimpíada de Barcelona (Espanha) o badminton passou a ser um esporte oficial.
Em 1995, nos Jogos Pan-Americanos na cidade de Mar del Plata (Argentina) foi incluído nas disputas.

Atualmente os melhores jogadores estão na Ásia, em especial na China, que vem dominando o cenário tanto no masculino como no feminino.

Mundialmente falando, outros países se destacam: Indonésia, Coréia do Sul, Malásia, Dinamarca, Grã Bretanha, Japão, Índia, Espanha, Suécia, Holanda e Rússia.


Regras Básicas


O jogo é disputado em melhor 3 sets sem vantagem. Ganha o jogador que vencer 2 sets. Existem disputas de simples (masculino e feminino) e duplas (masculina, feminina e mista).

Para ganhar o set, o jogador deve marcar 21 pontos tendo a obrigação de abrir no mínimo 2 pontos de vantagem (por exemplo: 21x19, 21x16, 21x8, etc). Caso o set chegue empatado em 20 a 20, o set vai a 22, se empatar 21 a 21 vai a 23, ou seja, algum dos jogadores terá que abrir dois pontos de vantagem. Mas, caso esse empate persista até 29 a 29, quem chegar ao 30° ponto (trigésimo ponto) primeiro, vencerá o set, ou seja, o set no máximo irá até 30.

A rede deve permanecer a 1,55m de altura do chão. 

O saque deve ser realizado em diagonal e o jogador que estiver sacando deverá permanecer pelo menos uma parte de ambos os pés no chão em uma posição estacionária. Quando o jogador estiver com numeração par no placar, ele realizará o saque do seu lado direito, quando estiver com numeração ímpar, irá sacar do lado esquerdo. Por exemplo: Se você estiver vencendo por 13 a 7 e for sacar, terá que fazer isso do seu lado esquerdo da quadra. Se você estiver vencendo por 10 a 7, vai sacar do lado direito.




Ainda falando sobre o saque, o atleta terá que bater na peteca com ela estando na altura da cintura ou abaixo dela, ou seja não vale sacar como se estivesse jogando tênis (de cima para baixo).
Quem fizer o ponto, ganha o direito de sacar.

É proibido golpear a peteca duas vezes ou mais seguidamente, tanto nos jogos de simples, como no de duplas.

Para jogos de simples a quadra terá uma largura de 5,18m (cinco metros e dezoito centímetros) e um comprimento de 13,40m (treze metros e quarenta centímetros). Para os jogos de duplas terá uma largura de 6,10m (seis metros e dez centímetros) e um comprimento de 13,40m (treze metros e quarenta centímetros).





Os principais equipamentos são: a raquete e a peteca.

Principais golpes do Badminton

O golpe realizado do seu lado mais forte é conhecido como backhand e quando for do lado "mais fraco" será chamado de forehand. Vejamos alguns:

Clear - é um golpe defensivo, deve ser alto e profundo (final da quadra do adversário).

Smash - é o golpe mais ofensivo, o mais veloz de todos. É realizado de cima para baixo, geralmente com um pulo, golpeando a peteca na maior altura e força possível (quando a peteca pode atingir cerca de 400km por hora).

Net play - é o golpe realizado perto da rede




Lob - golpe realizado com a finalidade de encobrir o adversário. Ele difere do clean por ser mais ofensivo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário