MENUS E SUB MENUS

quinta-feira, 18 de março de 2021

ORIGEM DO ATLETISMO






 Prova com o recorde atual dos 100 metros rasos, a prova mais tradicional do atletismo!


ORIGEM DO ATLETISMO

O atletismo conta a história esportiva do homem no Planeta. É chamado de esporte- base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícias foi uma corrida, nos jogos de 776 A. C., na cidade de Olímpia na Grécia, que deram origem às Olímpiadas. A prova chamada pelo os gregos de “Stadium”. Tinha cerca de 200m e o vencedor, Coroebus, é considerado o primeiro campeão olímpico da história.

Na moderna definição, o Atletismo é um esporte com provas de corridas (de velocidade, com barreiras, de meio fundo, de fundo), saltos(em distância, triplo, altura e com vara), arremesso (de peso) e lançamentos( de disco, de martelo, de dardo), provas combinadas como decatlo e heptatlo, maratona e marcha atlética. 

Os Jogos Olímpicos ajudaram a popularizar o atletismo, universalizando-o cada vez mais. A retribuição é dada no imediato, na medida em que o Atletismo é considerado a modalidade rainha dos jogos, valorizando-os, traduzindo-se esta relação numa frase que circula no meio olímpico; -“Os Jogos Olímpicos podem acontecer apenas com o Atletismo, mas nunca sem ele”.

Atletismo é a designação comum às atividades desportivas em geral, de carácter competitivo e recreativo, realizadas individualmente ou entre equipes.

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR 

1)  O atletismo conta a história esportiva do homem no Planeta. É chamado de?

 

a)(  ) esporte de corrida

b)(  ) esporte-base

c)(  ) esporte de velocidade

 

2) Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícias foi uma corrida, nos jogos de ________ A. C., na cidade de Olímpia na Grécia, que deram origem às Olímpiadas.

 

a)(  ) 776

b)(  ) 746

c)(  ) 756

 

3)__________________, é considerado o primeiro campeão olímpico da história. Qual o nome do primeiro campeão?

 

4) Quais dos esportes abaixo não faz parte do quadro de provas do atletismo?

a)(  ) saltos e arremessos;

b)(  ) maratona

c)(  ) corrida de cavalo

 

5) Os Jogos Olímpicos ajudaram a popularizar o atletismo, universalizando-o cada vez mais. A retribuição é dada no imediato, na medida em que o Atletismo é considerado a modalidade _________________dos jogos, valorizando-os.

 

a)(   ) mãe

b)(   ) principal

c)(  ) rainha



Nenhum comentário:

Postar um comentário