MENUS E SUB MENUS

quinta-feira, 29 de abril de 2021

VOLEIBOL - QUADRA DE JOGO E POSIÇÕES DOS JOGADORES

 

DIMENSÕES DA QUADRA - A quadra de voleibol deve medir 18 m de comprimento e 9m de largura. A altura da rede deve ser de 2,43m para os homens e 2,24m para as mulheres.

ZONAS DE JOGO NO VOLEIBOL (de ataque, defesa, saque e substituição)

ZONA DE ATAQUE: É a área utilizada para bloqueio e ataque da maioria das bolas. Compreende 3 metros para cada lada da rede. Corresponde as posições 4, 3 e 2.

ZONA DE DEFESA: É a zona em que 95% das bolas rebatidas pelo ataque da outra equipe entram. Corresponde a 6 metros de cada lado da quadra após a zona de ataque. Corresponde as posições 1, 6 e 5.

ZONA DE SAQUE: É uma área com 9 metros de largura, situada atrás de cada linha de fundo.

ZONA DE SUBSTITUIÇÃO: É a linha imaginária delimitada pelas linhas de ataque até a mesa do apontador (quem anota os pontos).


POSIÇÕES DO VOLEIBOL


A posição nº 1 chama-se defesa direita e é a posição de saque.

A posição nº 2 chama-se saída de rede.

A posição nº 3 chama-se meio de rede.

A posição nº 4 chama-se entrada de rede.

A posição nº 5 chama-se defesa esquerda.

A posição nº 6 chama-se defesa central.

As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque.

As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa. 

POSIÇÕES DOS JOGADORES - Existem 5 posições para os jogadores de voleibol, vejamos:


Levantador – é o distribuidor das jogadas; este jogador quem arma a sua equipe, devendo ser o cérebro do time;

Líbero – principal jogador de passe e defesa. Normalmente entra no lugar do jogador de meio que estiver no fundo de quadra. Único jogador que pode entrar e sair sem necessidade de paralisar a partida. Sempre usa um uniforme diferente e não pode pontuar;

Jogadores de Ponta – são responsáveis pelos passes da equipe, junto com o líbero, pois têm o melhor domínio com a manchete. São responsáveis pelos ataques rápidos e de força na entrada e saída de rede;

Jogadores de Meio de Rede ou Centrais – Geralmente são os de maior estatura. Sua função principal é fazer o bloqueio de meio, marcando as bolas rápidas e de diagonal, e ataques de bolas rápidas. É a função que exige certa dose de sacrifício, pois em toda jogada ele que puxa a “1ª bola” para segurar o bloqueio de meio do adversário e consequentemente liberar os seus atacantes de ponta para pegar o bloqueio simples;

Oposto – é o jogador decisivo de ataque de força, ele é quem “desafoga” o levantador, principalmente nas bolas de segurança. Este jogador deverá dominar bem os ataques de ponta, meia bola, bola rápida e funda. Não precisa passar, apenas se preocupar com o ataque, bloqueio e defesa, mas sua jogada principal é o ataque de saída e fundo.

Atividade sobre as dimensões da quadra e posições do voleibol

1- Qual o comprimento e a largura de uma quadra de voleibol?

2- Qual a altura da rede de voleibol no masculino e do feminino?

3- Quais as posições da zona de ataque e da zona de defesa?

4- Fale sobre as posições 2, 3 e 4 na quadra de voleibol.

5- Quais as posições dos jogadores de voleibol?

6- Para que serve o líbero?

7- Qual a função do levantador?


Nenhum comentário:

Postar um comentário