MENUS E SUB MENUS

domingo, 7 de março de 2021

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL





Podemos dizer que a Educação Física no Brasil, teve início indiretamente com os índios, através de suas práticas para a sobrevivência, como a caça, a pesca, a lança, o arco e flecha, o nado, etc. Os índios contribuíram também com várias danças em homenagem aos deuses, com os tipos de lutas e também com corridas (em especial com troncos das árvores).

A CAPOEIRA


A capoeira nasceu a partir dos negros (escravos) que fugiam e tinham que enfrentar sem armas, os capitães do mato (que eram homens que tinham como objetivo, capturar os escravos fugitivos, a mando dos senhores feudais, os donos das terras). 

Brasil Império - em 1851, foi criada uma lei que incluía a ginástica nos currículos escolares.

Já no Brasil República, a Educação Física passou por diversas fases, vejamos:

Higienista – 1930

Foi a fase inicial da Educação Física em nosso país. Essa tendência veio trazida da Europa e tinha como principal característica despertar a consciência dos alunos com relação à saúde e a higiene do corpo. Os médicos eram os profissionais responsáveis por ministrar essas aulas, que podiam ser resumidas em ensinar hábitos saudáveis (escovar os dentes antes e após as refeições, antes de dormir e ao acordar; tomar banho com sabão ou sabonete após as práticas esportivas, no caso da época, a ginástica, etc) e estas eram completamente preconceituosas e exclusivas, pois somente os alunos (homens), brancos, de famílias ricas e fisicamente saudáveis tinham a oportunidade de participar dessas aulas. 

Militarista – 1945

Período em que as aulas de Educação Física eram ministradas por militares (sargentos, tenentes e capitães) e visavam à preparação dos jovens com relação ao patriotismo, disciplina, respeito e aptidão física para que, quando ingressassem nas forças armadas (serviço militar), estivessem realmente preparados para lutarem na guerra. Eram aulas onde somente os alunos mais fortes participavam e os demais (as meninas, os alunos mais franzinos, os gordinhos) eram excluídos.

Competitivista – década de 70

Neste período os governantes estavam bastante empolgados com o terceiro título mundial de futebol conquistado pela seleção brasileira e resolveram “impor”, nas aulas, uma espécie de preparação esportiva, visando desenvolver o lado técnico dos alunos e, consequentemente, descobrir novos talentos. As aulas passaram a ter, como prioridade, treinos exaustivos e repetitivos de futebol, futsal, voleibol e outros esportes, ministrados por ex atletas (atletas aposentados), que não tinham a menor preparação acadêmica e sequer se preocupavam com a metodologia e a didática ao ministrarem suas aulas nas escolas.

Construtivista – décadas de 80 e 90

Período em que os professores polivalentes (professores responsáveis por lecionar todas as disciplinas) passaram a ministrar as aulas de Educação Física, uma espécie de recreação. Esta tendência, como o próprio nome já diz, passou a se preocupar com a “construção”, formação e educação dos alunos. Pela primeira vez em décadas, as aulas deixaram de ser exclusivas e passaram a ser inclusivas, ou seja, visava à inclusão de todos os alunos e alunas, independente do biótipo (alto, baixo, gordo, magro, etc) ou preparo físico (forte, fraco, rápido, lento, etc).

Popular – década de 90 e atualmente

O esporte passa a ser visto como uma forma de obtenção da saúde, acessível a todos e manifestado de 3 formas:

Ø  Esporte educacional – praticado nas escolas;

Ø  Esporte participação – voltado para o lazer;

Ø  Esporte performance – voltado para o alto rendimento

É a tendência atualmente utilizada nas aulas de Ed. Física pelos professores da disciplina. Disciplina esta, que passou a ser considerada componente obrigatório nas escolas de ensino fundamental e médio desde 1996 e com a regulamentação da profissão em 1998, o acesso à Educação Física está sendo defendida e proporcionada em escala maior para toda a população, independente de classe social, idade, condição física, cor, religião, opção sexual ou alguma deficiência física, motora ou mental.



ATIVIDADE SOBRE O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO

 FÍSICA NO BRASIL

1.Marque a opção que apresenta a fase que tinha como principal característica, despertar a consciência dos alunos com relação à saúde e higiene do corpo.

(  ) higienista  (  ) militarista  (  ) competitivista

2.Marque a opção que mostra a fase em que a Educação Física era excludente, já que somente os alunos mais fortes participavam e as aulas eram ministradas por militares.

(  ) construtivista  (  ) militarista  (  ) popular

3.O esporte passa a ser visto como uma forma de obtenção da saúde, acessível a todos e manifestado de 3 formas. Quais são elas e fale sobre cada uma.






2 comentários:

  1. Como e pra responder no caderno ou não porque por aqui na da professora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua professora ou professor deve ter mandado fazer no caderno.

      Excluir