MENUS E SUB MENUS

quinta-feira, 18 de março de 2021

ATLETISMO - CORRIDAS DE MEIO E FUNDO E FUNDO

 

CORRIDAS DE MEIO FUNDO

São conhecidas como provas de média distância. Nessas provas não é obrigatório que os competidores se mantenham o tempo todo em suas raias. Existem duas provas: 800 metros e 1.500 metros.


800m: é uma prova de meia distância, na qual os competidores devem percorrer toda a extensão da pista de atletismo duas vezes. Cada atleta tem a obrigação de correr os primeiros 100 metros na sua raia, depois disso, cada atleta decide em que raia completará a prova.

1.500m: outra prova de meia distância ou meio fundo. São 3 voltas na pista e mais 300 metros.

CORRIDAS DE FUNDO

São corridas também conhecidas como de longa distância. As provas são: 5 mil, 10 mil metros, maratona e marcha atlética.

5.000m (5 mil): A prova começa na linha de 200 metros e são realizadas mais 12 voltas ao redor da pista.

10.000m (10 mil): é a prova do atletismo mais longa disputada dentro de um estádio do começo ao final.

Maratona: uma das provas mais tradicionais das Olimpíadas. Nela, competidores percorrem uma distância de 42,195km, normalmente em ruas, mas em especial nas Olímpiadas e Mundiais, o término é realizado no estádio.

Marcha Atlética: é uma prova na qual os atletas correm realizando um movimento que lembra um rebolado. Para que essa regra não seja descumprida, o calcanhar do pé da frente do atleta deve ficar em contato com o solo até que a ponta do pé posterior toque no chão. As provas podem ser disputadas em 20km ou 50km.



RESPONDA!!!

1. Nessas provas, não é obrigatório que os competidores se mantenham o tempo todo em suas raias. Quais os tipos de corrida se aplicam a essa frase?

a)(  ) Corridas de obstáculos   

b)(  ) Corridas de meio fundo   

c)(  ) Corridas rasas

2. Qual das distâncias abaixo fazem parte da corrida de meio fundo?

a)(  ) 800m     b)(  ) 400m     c)(  ) 42.195km

3. É conhecida como prova de fundo, por não se tratar apenas de uma competição de velocidade. Qual é a prova?

a)(  ) 100m     b)(  ) 110m com barreiras     c)(  ) 5.000m

4. Nela, competidores percorrem uma distância de___________, normalmente em ruas, mas em especial nas Olímpiadas e Mundiais, o término é realizado no estádio. Qual é a opção que completa o espaço?

a)(  ) 800m     b)(  ) 400m     c)(  ) 42.195km 

5. “É uma prova na qual os atletas só podem andar (meio que correm rebolando). Para que essa regra não seja descumprida, o calcanhar do pé da frente do atleta deve ficar em contato com o solo até que a ponta do pé posterior toque no chão”. Qual é a prova?

a)(  ) Maratona     b)( ) Marcha atlética     c)(  ) Corrida de fundo  



Um comentário: