MENUS E SUB MENUS

terça-feira, 9 de junho de 2020

ROLETA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS


Nessa postagem estarei deixando uma forma divertida de realizar uma dinâmica diferente em sala de aula, com a roleta dos exercícios físicos, geralmente com oito posições, mas se você quiser pode fazer uma com mais ou menos opções.

(Faça um desenho no caderno, mais precisamente um círculo, divida esse círculo em 8 partes, como se fosse uma pizza, em cada parte coloque um exemplo de um esporte olímpico. Se possível pinte cada parte com cores diferentes).

O educador deve observar primeiramente a sua turma e ver se a realização desse conteúdo, vai ser viável. Uma sugestão é iniciar com exercícios fáceis de serem realizados, vou citar alguns exemplos, que eu considero fácil: três agachamentos, quatro pulos, correr cinco metros, realizar quatro abdominais e poderá repetir essas mesmas opções, mudando o número de repetições (de preferência aumentando), já que a base possui 8 posições. Caso você considere esses exemplos difíceis, diminua a quantidade de repetições ou troque as opções apresentadas.

Essa aula pode se tornar bem atrativa aos alunos, pelo menos em sala, para sairmos um pouco daquela rotina (falo em relação as aulas teóricas). Devemos tentar algo não comum, nada nos impede, podemos fazer com que nossos meninos e meninas possam se sentir estimulados, a ponto de chamarmos a atenção para aquele conteúdo que está sendo desenvolvido. Todos ganham, pode acreditar!

A roleta dos exercícios físicos é um ótimo meio para que isso aconteça, já que visa trabalhar algo mais dinâmico, para acontecer uma interação maior entre os alunos e o professor que está ministrando a aula, consequência boa, gerando benefícios para ambas as partes. Algo diferente sempre vai despertar a curiosidade, seja daquele aluno mais "inquieto" até mesmo ao mais "quieto", e convenhamos, essa curiosidade boa parte dos estudantes possuem.
Muitas vezes, o educador/professor de Educação Física vai para a sua aula teórica, mas os alunos em sua maioria querem ir mesmo é para a quadra, praticar algum esporte, "sair" da sala, ou será que não!?
Quem nunca passou por isso, que atire a primeira "bola" (cone, bambolê, corda, apito, etc). Logicamente, esse contexto vale para os que possuem uma quadra ou mesmo um espaço onde possa ser realizado algo prático, pois muitas vezes, as escolas não possuem o "básico".

Então quem estiver pensando em fazer uma dinâmica pouco realizada, poderá se utilizar dessa roleta de exercícios. Vale lembrar o que já foi dito, cada professor conhece o seu público, sabe muito bem o que tem em suas "mãos", portanto, busque fazer a dinâmica, que seja o mais próximo possível da realidade dos alunos. Estou me referindo em relação aos movimentos ou atividades que serão colocadas nos espaços designados na roleta, pois podemos ter uma série com estudantes com mais dificuldades em termos práticos, assim como podemos ter aquela sala que desenvolve as atividades práticas, "como se estivessem bebendo água", ou seja, de forma muito fácil. Nesse tipo de turma, aconselho o professor buscar aumentar a dificuldade, tentando movimentos mais desafiadores, já que o estímulo em relação ao nível do que será feito, pode provocar uma reação de competição interna em cada pessoa, mas não pela obrigatoriedade de ter que vencer alguém, mas sim pela busca de fazer o seu melhor e conseguir cumprir com o objetivo.

Pode ser realizada também uma atividade teórica, onde os alunos farão um desenho dessa roleta e colocarão oito exercícios físicos diferentes e pintando cada pedaço de uma cor diferente.
Enfim, é uma ótima atividade! Aproveitem, desenvolvam em suas aulas!


O vídeo abaixo mostra a roleta de exercícios físicos:





Esse vídeo está disponível no canal do youtube:

ATIVIDADE (relacionada a roleta de exercícios que você desenhou no caderno)


  1. Qual a atividade colocada na sua roleta é a que você mais gosta de praticar?
  2. Qual a atividade que você acha mais difícil?
  3. Qual a(s) atividade(s) que você nunca praticou?
  4. Cite 2 atividades em sua roleta de exercícios que já foram praticadas por você.
  5. Qual a atividade praticada que você menos gosta?
  6. Na sua família existe alguém que pratica alguma das atividades que você colocou na roleta? Se sim, diga quem é a pessoa e qual é a atividade.



Um comentário: