MENUS E SUB MENUS

quarta-feira, 3 de junho de 2020

ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS

O conteúdo abaixo vai falar sobre a diferença que existe entre os esportes coletivos e os individuais, para tirarmos as dúvidas e aprender um pouco mais,  desde seus  diferentes objetivos até os locais de competição e sem esquecer de citar exemplos de cada tipo de prática coletiva e individual.




ESPORTES COLETIVOS E INDIVIDUAIS


O que são os esportes coletivos?


São os esportes praticados por duas ou mais pessoas dentro de uma mesma equipe, podendo ser de forma competitiva (exemplo: competir para vencer), em forma de atividade recreativa ou  de uma forma participativa (exemplo: competir por competir, apenas para ter o prazer da participação). 

Os esportes coletivos têm como um dos objetivos principais, a dinâmica de equipe, além da organização técnica e estratégica do jogo, além do fato que ajudam a desenvolver o espírito social de colaboração da equipe. 

São atividades praticadas com grande ênfase nos movimentos de ataque e defesa, que se estruturam em uma disputa entre duas equipes com um foco no grupo, sempre dentro de uma organização tática e técnica visando o objetivo comum, seja participativo, recreativo ou competitivo.

Existem uma grande variação de locais para a prática dos esportes coletivos: praia, ginásios, estádios, piscina, etc.

Vejamos alguns exemplos de esportes coletivos praticados geralmente em ginásios: basquetebol, voleibol, handebol, futsal, hóquei no gelo.

Alguns exemplos de esportes coletivos praticados geralmente em estádios: futebol, rúgbi, futebol americano, hóquei na grama, beisebol, softbol.

Alguns esportes coletivos podem ser praticados em locais abertos como o vôlei de praia, o basquete 3X3, futevôlei, futebol Society.

Temos ainda o polo aquático, o nado sincronizado (esse último que tem provas individuais e coletivas) que são praticados em uma piscina.








O que são os esportes individuais?


São os esportes que tem como objetivo superar os seus próprios limites visando derrotar as suas melhores marcas ou o(s) adversário(s).

Os esportes individuais atuam no desenvolvimento da personalidade, pois exigem uma melhor preparação psicológica para a sua prática. Envolve um aumento da confiança, da perseverança, da motivação intrínseca ( dentro de si) e da segurança.

Assim como os esportes coletivos, também são praticados de forma competitiva e de lazer. Podem ser praticados em piscinas, estádios, ginásios, oceanos, rios, lagoas, etc.

Exemplos de alguns esportes individuais praticados contra vários rivais ao mesmo tempo: natação, atletismo, iatismo/vela, ciclismo, tiro esportivo, canoagem, remo, etc.

Exemplos de alguns esportes individuais praticados contra apenas um oponente por vez ou onde cada atleta faz a sua prova: judô, boxe, badminton, karatê, esgrima, tênis, tênis de mesa, taekwondo, halterofilismo, ginástica artística, saltos ornamentais, hipismo, etc.

*Vale ressaltar que existem alguns esportes que as disputas podem ser tanto contra apenas um oponente por vez, quanto contra vários adversários. Isso vai depender do tipo de prova disputada em cada esporte.











As questões relacionadas a esse conteúdo você encontra clicando AQUI

2 comentários:

  1. muito interessante os esportes coletivos e os individuais

    ResponderExcluir
  2. Ótima explicação em relação aos esportes coletivos e individuais

    ResponderExcluir