MENUS E SUB MENUS

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

TEXTO SOBRE ESTEROIDES ANABOLIZANTES

 

O QUE SÃO ESTEROIDES ANABOLIZANTES?

Os anabolizantes esteroides são drogas derivadas do hormônio testosterona e são conhecidos principalmente, pelos efeitos que causam nos músculos (hipertrofia muscular). No entanto, essas substâncias também possuem outros efeitos, como crescimento do pelo facial, acnes, engrossamento da voz, alterações na genital, distúrbios do comportamento, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e podem colocar em risco a vida do usuário. Esses hormônios possuem usos clínicos e podem, ocasionalmente, ser prescritos sob orientação médica para repor hormônios deficientes. Entretanto, por aumentarem a massa muscular, estas drogas têm sido cada vez mais procuradas e utilizadas por alguns atletas para melhorar a performance física e por outras pessoas para obter uma melhor aparência muscular. Não há qualquer controle sob as doses utilizadas, as condições em que são aplicadas ou o tempo em que são tomadas. Este uso estético não é médico, completamente inadequado e ilegal.


Os anabolizantes esteroides podem ser administrados de várias formas: pílulas, cremes, tabletes, gotas sublinguais e injetáveis. Os anabolizantes esteroides possuem efeitos colaterais perigosos, tanto físicos como psicológicos. Isso pode ser mais perigoso em jovens, que estão em fase de desenvolvimento, podendo interromper o crescimento. Em mulheres, podem causar mudanças permanentes na voz e na genitália. Ao parar de usar essas drogas, as pessoas podem passar por uma severa depressão.

Esteroides Anabólicos obtidos sem uma prescrição não são confiáveis, pois podem conter outras substâncias, os frascos podem não ser estéreis e, além disso, é possível que nem esteroides contenham.

Efeitos adversos para homens:
* Calvície
* Desenvolvimento de mamas (ginecomastia)
* Ereções doloridas
* Encolhimento dos testículos
* Perda da função dos testículos

Efeitos adversos para mulheres:
* Crescimento de pelos na face e corpo
* Engrossamento da voz
* Redução dos seios
* Aumento do clitóris
* Irregularidades menstruais


Efeitos adversos tanto para homens como para mulheres:

* Hipertensão (pressão sanguínea alta)
* Acne
* Icterícia (cor amarelada na pele)
* Crescimento interrompido em adolescentes
* Elevação dos níveis do colesterol ruim (LDL)
* Diminuição dos níveis de colesterol bom (HDL)

* Alterações de humor
* Sentimento de hostilidade aumentado

* Alterações nas funções cardiovasculares

ESTEROIDES ANABOLIZANTES E DOPING

O Comitê Olímpico Internacional e a maioria das ligas esportivas profissionais banem o uso de esteroides anabolizantes, tanto por causa dos seus efeitos adversos potenciais, quanto pela vantagem desonesta proporcionada pelo doping. Os precursores de esteroides também são substâncias banidas. Há testes regulares antidoping que detectam o uso de esteroides anabolizantes.

O aspecto mais importante para diminuir o uso de esteroides anabolizantes é a educação sobre seus efeitos adversos perigosos. Atletas devem entender que podem ter sucesso no esporte sem o uso de esteroides anabolizantes. Eles devem se concentrar em ter uma dieta apropriada, descanso, e boa saúde geral emocional e física. Milhares de pessoas foram bem sucedidas no esporte e obtiveram boa aparência sem o uso de esteroides anabolizantes.

Ben Johnson

Lance Armstrong

Rússia 
No esporte mundial, tivemos casos bem conhecidos relacionados ao doping, como nas figuras acima: O corredor canadense Ben Johnson, o ciclista americano Lance Arsmstrong e a Rússia, que criou um programa, onde atletas de várias modalidades se utilizavam de substâncias proibidas e eram "protegidos", até mesmo com participação do governo russo.



ATIVIDADE DO TEXTO SOBRE ESTEROIDES ANABOLIZANTES

 

  1. Complete os espaços. ___________ _____________ são drogas derivadas do hormônio testosterona e são conhecidos principalmente, pelos efeitos que causam nos músculos (hipertrofia muscular).

 

  1. Marque com V ou F as opções que apresentam os motivos atuais que fazem com que muitas pessoas busquem a utilização de anabolizantes.

(   ) aumentam a massa muscular         

(   ) diminuem a performance

(   ) aumentam a aparência muscular         

(   ) aumentam a performance

(   ) diminuem a força muscular         

(   ) aumentam os problemas físicos

 

  1. Cite duas formas que os anabolizantes esteroides podem ser administrados.

 

  1. Marque as opções que apresentam os problemas adversos do uso de anabolizantes em homens.

(   ) aumenta o clitóris         

(   ) altera o ciclo menstrual      

(   ) calvície        

(   ) desenvolvimento mamário  

(   ) alteração nas funções sexuais         

(   ) problemas cardíacos

 

  1. Marque as opções que apresentam os problemas adversos do uso de anabolizantes em mulheres.

       (   ) irregularidade menstrual         

       (   ) engrossamento da voz      

       (   ) aumenta os seios         

       (   ) a voz fica mais fina      

       (   ) diminuição dos pelos no rosto         

       (   ) diminuem os seios

  1. Fale os motivos que levam o Comitê Olímpico Internacional e a maioria das ligas esportivas profissionais, a banirem o uso de esteroides anabolizantes.

 

  1. Cite três casos bem conhecidos mundialmente relacionados ao doping no esporte.






Nenhum comentário:

Postar um comentário