MENUS E SUB MENUS

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNDO

 




De forma geral podemos dizer que começou bem nos primórdios, quando o homem sentiu a necessidade de lutar, fugir e caçar para sobreviver. Assim, os movimentos corporais mais básicos começaram a ser executados como correr, saltar, arremessar, empurrar, puxar, etc.


Em termos de civilizações mais avançadas, "ditas" organizadas, a Educação Física teria começado na China por volta de 3.000 a.C, quando o imperador de nome Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo, passou a difundir os exercícios físicos com finalidades terapêuticas (através de exercícios de concentração, onde predominava a realização de movimentos leves e com bastante utilização da mente).

Além das finalidades terapêuticas, o imperador pregava os exercícios com caráter guerreiro (caracterizado pelas lutas um contra um, mas onde não haviam mortes, apenas uma preparação para caso ocorresse algum confronto com outras civilizações).

No geral, os exercícios na China foram praticados sobre alguns aspectos:

*aspecto médico - exercícios praticados sob a forma de massagem, executada com as mãos, onde os músculos eram trabalhados.
*aspecto esportivo - sempre de caráter individual, atividades relacionadas ao malabarismo, com o objetivo de desenvolver o equilíbrio.
*aspecto rítmico - eram desenvolvidas atividades de acrobacias e danças.
*aspecto militar - como já citado no texto acima, tinham como objetivo a preparação de guerreiros, contra possíveis invasões.

Vamos falar agora de outras civilizações que primeiro desenvolveram a Educação Física.


Na Índia, a Educação Física teve início por volta do 1º milênio, onde os exercícios eram considerados uma "doutrina" (teoria sobre qualquer assunto), por causa das LEIS DE MANU, que é considerado a 1ª organização geral de uma sociedade, sob motivação religiosa e política. Os indianos consideravam os exercícios físicos indispensáveis às necessidades militares, além do caráter fisiológico.

Buda atribuía os exercícios como o caminho da energia física, da pureza de sentimentos, da bondade, o que levaria a suprema felicidade, ao NIRVANA (que é a ausência total de sofrimento).

Na mesma época teve origem o YOGA, que ensinava técnicas de massagens e de respiração.


Outra civilização é a japonesa, que teve seu início por volta de 660 a.C, com as práticas corporais guerreiras (dos samurais). A Educação Física no Japão teve uma grande influência da China, com adoção da ginástica médica e do desenvolvimento anatômico sobre pontos fracos do corpo, onde encontraram os primeiros elementos do Jiu-Jitsu, descoberto por um samurai, que observou o seguinte: uma simples pressão, em determinadas partes do corpo, faria com que o braço ou a perna de um adversário fossem paralisados.

Houve também o desenvolvimento de atividades com lutas, como o Sumô e o Judô.


A próxima civilização é a egípcia, que se caracterizou pelas atividades com exercícios Gímnicos, que valorizavam as qualidades físicas, como equilíbrio, força, flexibilidade e resistência.


Enfim, vamos falar da Grécia, civilização que marcou fortemente o desenvolvimento da Educação Física, através do desenvolvimento de atividades ginásticas, de lutas, de corrida e natação. Através de sua cultura, com a pedagogia relacionada a Educação Física, houve o desenvolvimento de conceitos, utilizados até hoje, como o de Platão, Sócratis, etc. "Na música, a simplicidade torna a alma sábia; na ginástica, o corpo adquire saúde.

A exercitação do corpo constituía um meio de formação do espírito e da moral. Na Grécia, tivemos a realização dos primeiros Jogos Olímpicos, que inicialmente era uma forma de homenagear Zeus, rei dos deuses, disputados entre 776 a.C e 393 d.C, período que foi realizado 293 Jogos Olímpicos (diferente dos que nós conhecemos atualmente, que são realizados de 4 em 4 anos). Termos como halteres, atleta, ginástica e pentatlo, são de herança grega.


Outra civilização, foi a de Roma (atual capital da Itália), caracterizada pela Educação Física com caráter guerreiro, de preparação militar e da exibição de poder, de conquista, onde os vencedores eram glorificados, considerados heróis e grandes guerreiros.

Isso aconteceu logo após a conquista da Grécia pela civilização romana, por volta do século IV (quatro) e V (cinco) d.C. Nessa época que surgiu a expressão: "Mens Sana in Corpore Sano" (do poeta romano Juvenal. Mente sã no corpo são, ou seja, que nós tenhamos uma alma corajosa que não tenha temor da morte).


Iremos falar agora da Idade Média, séculos V (cinco) ao XV (quinze), que foi conhecida também como Idade das Trevas. Nessa época a ascensão do cristianismo foi muito negativo para o desenvolvimento da Educação Física, já que o culto ao corpo era considerado um verdadeiro pecado, não podendo ser difundido, para evitar punições que poderiam levar a morte. Houve a proibição da Educação Física.


Agora vamos para a Renascença, século XIII (treze) ao XVII (dezessete), época em que houve o retorno da cultura física, das artes, da música. A beleza do corpo, antes considerada criminosa, voltou a ser explorado, foi um período que houve um grande estudo da anatomia e de esculturas de estátuas, como a de Davi, de Michelangelo (foto acima). No período da Renascença, houve a volta da Educação Física Escolar.

Após essa época, tivemos a chegada do Iluminismo, dos séculos XVII (dezessete) até metade do século XVIII (dezoito), onde tivemos a chegada de novas ideias, propondo a Educação Física como necessária a educação infantil.


Idade Contemporânea, a partir da segunda metade do século XVIII (dezoito). Nessa época houve um grande desenvolvimento da ginástica, com quatro grandes escolas, em quatro regiões:

A escola alemã - invenção da barra fixa, do cavalo, dando origem a Ginástica Olímpica e com a inclusão da ginástica feminina.



A escola nórdica, que visava a formação de professores de Educação Física. Houve o surgimento do tiro e da esgrima.




A  escola Francesa, onde houve o surgimento da ginástica de Calistenia (cheio de vigor), voltada para realização de exercícios, onde se desenvolvem força, flexibilidade, agilidade física.


A escola inglesa, baseada em esportes, com regras a serem seguidas.




ATIVIDADE SOBRE O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNDO

1-De forma geral, quando podemos dizer que a Educação Física teve origem?

2-Em relação as civilizações, onde teve origem a Educação Física?

3-Na Índia, foi originado exercícios que ensinavam técnicas de massagens e de respiração. Conhecidos como:

(   ) YOGA    (   ) NIRVANA  (   ) FUTEBOL

4-Qual opção apresenta a civilização caracterizada pelos guerreiros samurais e o desenvolvimento do sumô e do judô. 

(   ) CHINA   (   ) GRÉCIA  (   ) JAPÃO

5-Marque a opção que apresenta a civilização onde tivemos a realização dos primeiros Jogos Olímpicos. 

(   ) EGITO   (   ) GRÉCIA  (   ) ROMA (Itália)

6-A maioria dos esportes que existem atualmente, podemos dizer que foi graças ao desenvolvimento de uma escola específica. Estamos falando da__________________________.

(   ) escola francesa   (   ) escola inglesa   (   ) escola nórdica














                                                      










 















Um comentário: