MENUS E SUB MENUS

domingo, 18 de abril de 2021

GINÁSTICA RÍTMICA - GRD

 A ATIVIDADE RELACIONADA A ESSE CONTEÚDO, VOCÊ ENCONTRA, CLICANDO AQUI 

Ginástica Rítmica

O músico Émile Jacques-Dalcroze, responsável pelo ensino da mistura de música com dança, e também professor, ajudou a montar um setor exclusivo ao aprimoramento do ritmo, nas dependências do Instituto de Moscou de Cultura Física, em 1920. Em 1946, na Rússia surge o termo “rítmica”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos. A novidade tornava-se um esporte independente e restrito as mulheres No entanto, sua consolidação como esporte ocorreria apenas com sua inserção definitiva nos Jogos Olímpicos de 1984. Passou a ser chamada de Ginástica Rítmica Desportiva, ou simplesmente GRD, no ano de 1975. Conhecida atualmente apenas por Ginástica Rítmica. No Brasil, em 1950, a professora húngara IIona Peuker que desenvolveu a GRD.

Esse esporte enfatiza a plasticidade dos movimentos em harmonia com a música e a manipulação de aparelhos específicos

Em um tablado com 13 metros cada lado, as provas são disputadas em formato individual ou por equipes com 5 ginastas. Em cada apresentação, a atleta manuseia um dos cinco elementos listados abaixo:

Corda: Podendo ser feita de material sintético ou fibra natural, seu tamanho é equivalente ao da ginasta. Esse instrumento possibilita uma liberdade de movimentos, como saltos e rotações.

Arco: Composto de madeira ou plástico e o diâmetro de 80 a 90 centímetros, o material deve ser resistente para os rolamentos e lançamentos. Além de passagens por dentro do arco.

Bola: Com o diâmetro de 20 centímetros, a bola é feita de borracha ou material sintético, o que facilita suas principais funções: quicar e rolar, não só sobre o corpo, como no solo também.

Maças: Suas medidas variam de 40 a 50 centímetros, pesando apenas 150 gramas. Serão sempre duas por atleta. As principais características dessa categoria são círculos, lançamentos e batidas.

Fita: Elemento feito de cetim com 6 metros de comprimento por 4 a 6 centímetros de largura. Além dos lançamentos, as ondulações e os espirais são muitos utilizados nas apresentações. A fita não pode em nenhum momento enroscar, estando sempre formando desenhos no ar.

O tempo de duração da série no individual é de 1’(minuto)15”(segundos) a 1’30” e com 2’(minutos)15”(segundos) a 2’30” na competição por equipe. Na competição de conjunto, cinco ginastas apresentam duas coreografias, sendo uma com aparelhos iguais; por exemplo, cinco bolas. E a segunda coreografia com dois aparelhos diferentes, por exemplo, duas fitas e três bolas.

Por meio da manipulação de pequenos aparelhos, as atletas apresentam coreografias e sequências de movimentos característicos e fundamentais para cada aparelho, com acompanhamento musical.

Vejamos alguns movimentos característicos da GRD:

ONDA: movimentos ondulatórios que percorrem todo corpo, podendo ser realizado na horizontal ou vertical.

EQUILÍBRIO: puxar umas das pernas esticadas para cima, equilibrando-se no outro pé;

PIVÔ: girar 360º sobre um pé ou outras partes do corpo;

MOINHO: formar círculo ao redor de seu próprio eixo, com ajuda de aparelhos;

VÉU: rotação da corda em volta da própria atleta



Nenhum comentário:

Postar um comentário