MENUS E SUB MENUS

domingo, 31 de maio de 2020

TEXTO SOBRE EXERCÍCIOS FÍSICOS



INTRODUÇÃO


Fazer exercícios regularmente é parte vital de uma vida saudável. Nos últimos anos, muitas pessoas incorporaram exercícios diariamente, em consequência, melhoraram bastante sua saúde física e mental.  
Por isso, um número cada vez maior de pessoas praticam algum tipo de atividade física regular, seja ela no esporte, na dança, na ginástica ou na academia.



Para que o exercício se torne regular, é preciso que seja realizado pelo menos 3 vezes por semana e no mínimo de 30 minutos diários. Com isso, o corpo reagirá de forma positiva.

Nossa expectativa de vida depende da rapidez com que as partes do nosso corpo se deterioram. Pesquisas comprovam que exercícios físicos regulares podem retardar o envelhecimento, fazendo com que a nossa expectativa de vida aumente.

Os exercícios físicos proporcionam a liberação de substâncias responsáveis pela sensação de prazer, de bem estar, de alegria, como a dopamina e a serotonina.



As crianças desde cedo precisam estar sempre brincando, para que sejam trabalhadas as suas qualidades físicas ou valências físicas como agilidade, percepção, força, flexibilidade, equilíbrio, resistência, lateralidade, velocidade, coordenação motora e potência (força + velocidade) entre outras, que quando treinadas na infância, proporcionam ao individuo quando adulto uma perfeição dos movimentos e uma melhor condição física em geral. Ou seja, melhora a habilidade motora para praticar esportes e atividades físicas.




Uma boa condição física é avaliada de acordo com a eficiência do trabalho global dos principais órgãos relacionados ao movimento humano que são eles: coração, pulmões, músculos e cérebro.


Você mesmo pode fazer uma pesquisa e observar as pessoas que menos adoecem. São aquelas que se mantém em atividade física regular e que se alimentam de forma saudável. Por isso, não fique parado. Nosso corpo é como um automóvel, se ficar parado por muito tempo, ele não funciona corretamente, vai ficar sempre precisando de manutenção. 



ATIVIDADE SOBRE O TEXTO

1- O que ocorre com as pessoas que fazem exercícios diariamente?
2- Cite exemplos de atividades físicas.
3- O que você deve fazer para que o exercício seja considerado regular?
4- Quais as qualidades ou valências físicas que podem ser trabalhadas durante a prática de exercícios físicos?
5- Como é avaliada uma boa condição física?
6- Duas substâncias que são liberadas pelo cérebro durante os exercícios físicos, trazem sensação de prazer, de alegria. Quais são elas?
7- Diga quais as atividades físicas que você pratica.


6 comentários: