MENUS E SUB MENUS

sexta-feira, 29 de maio de 2020

TEXTO - SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA



  Saúde e Atividade Física




A prática regular de atividade física contribui para aumentar a autoestima e a autoconfiança. Conforme força, habilidades e resistência se desenvolvem, a autoimagem também melhora. Com vigor renovado e energia ampliada, maior a probabilidade de o indivíduo ter sucesso em tarefas diárias, nos estudos e no trabalho.
Atividades físicas melhoram a qualidade do sono. Como isso acontece? Ajudando o indivíduo a adormecer mais rapidamente e a atingir a fase profunda do sono (em que ocorrem a reparação de tecidos, a cicatrização e a sedimentação de informações). Além disso, dormir melhor pode melhorar a visão mental no dia seguinte e o humor.
Diversos órgãos e agências de promoção de saúde, no Brasil e no mundo, recomendam praticar esportes ou atividades físicas como uma maneira saudável de manter o peso.
Alguns esportes individuais, em particular as corridas, o ciclismo e a musculação, são formas bastante eficazes de queimar calorias e de construir músculos. Manter-se dentro da faixa de peso recomendada reduz a probabilidade de desenvolver diabetes, colesterol alto e hipertensão, dentre outras doenças.
Atividades físicas podem beneficiar as crianças e os adolescentes de maneira muito semelhante aos adultos. Entretanto, o maior benefício para crianças e adolescentes é percebido a longo prazo: quanto mais cedo começam a participar de esportes, mais propensas serão a permanecer ativas à medida que envelhecem.
Além disso, participar de atividades físicas melhora o desempenho acadêmico, aumenta a participação na escola e proporciona a melhora de algumas características pessoais, incluindo a timidez.
Mas, em 2013, o Ministério do Esporte realizou uma pesquisa no Brasil onde foi constatado que mais de 45% da população não pratica nenhuma atividade física ou esportiva. Este dado é alarmante quando se fala em saúde pública.
Essa pesquisa revelou duas informações bastante curiosas: Para pessoas com faixa etária entre 15 e 24 anos, o sedentarismo ocupa menos de 40%. Explica-se este fato por este público ainda estar em idade escolar e praticar atividades físicas na escola.
Em contrapartida, quando se pesquisa o abandono da prática esportiva, descobre-se que 40% das pessoas, com idade entre 16 e 24 anos, deixam de se exercitar sob justificativa de falta de tempo, dedicação a outras prioridades, preguiça, entre outros motivos. Além disso, o número de meninas que abandona a atividade física é ainda maior que o número de meninos.



        


ATIVIDADE
1- Após leitura de todo conteúdo apresentado, marque somente uma alternativa correta. A melhora da qualidade do sono, com a prática regular de atividade física, acontece com:

a)( ) facilidade de dormir mais rápido
b)( ) facilidade de atingir o sono profundo
c)( ) melhora do humor
d)( ) todas as alternativas acima estão corretas

2- Em 2013, pesquisa do Ministério do Esporte mostrou qual a porcentagem de pessoas sedentárias, que não praticam nenhuma atividade física no Brasil. O percentual encontrado foi de?

a)( ) menos de 45%
b)( ) 45%
c)( ) mais de 45%
d)( ) nenhuma das alternativas anteriores

3- Cite e explique as duas outras importantes informações que o Ministério do Esporte constatou, na pesquisa realizada em 2013, conforme o texto.

        4- Fale alguma atividade física que você já praticou ou ainda pratica.


        5- Faça a mesma pergunta da questão anterior, a algum parente seu e coloque a(s) resposta(s).


Nenhum comentário:

Postar um comentário