MENUS E SUB MENUS

sexta-feira, 12 de maio de 2023

GINÁSTICA ARTÍSTICA

 


A ginástica, tem sua forma competitiva e classificada como esporte técnico combinatório. Suas características principais são a plasticidade dos movimentos e a busca pela perfeição em sua execução.

Essa modalidade esportiva teve a sua origem no século XVIII, foi inventada pelo alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn, considerado o “pai da ginástica”. A prática na época era considerada perigosa e por isso, ele foi preso e a ginástica foi proibida. Trata-se de um esporte de alta complexidade no que se refere à sua aprendizagem e ao seu treinamento e requer o uso de aparelhos específicos.

A competição é realizada individualmente sobre grandes aparelhos, nos quais os ginastas apresentam coreografias e a sequências de movimentos característicos e fundamentais da ginástica artística.

Regras: Como os atletas são avaliados?

Os atletas são avaliados por juízes em dois critérios principais:

Nota A: a dificuldade da série.

Nota B: a execução dos movimentos.

As duas notas são somadas e será considerada a nota do atleta.

O quadro a seguir mostra os aparelhos utilizados nas competições.

 

APARELHOS DA GINÁSTICA ARTÍSTICA

FEMININA

MASCULINA

1. Solo (com música)

2. Salto sobre a mesa

3. Trave de equilíbrio

4. Paralelas assimétricas

1. Solo (sem música)

2. Salto sobre a mesa

3. Cavalo com alças

4. Paralelas simétricas

5. Barra fixa

6. Argolas


GINÁSTICA ARTÍSTICA MASCULINA

Os homens competem em seis aparelhos, vejamos:


1- Solo: o exercício de solo para homens dura entre 50 a 70 segundos e ao contrário do feminino não é acompanhado de música.


2- Cavalo com alças: está 1,05 metros do solo e tem 1,60m de comprimento. O ginasta deve executar movimentos contínuos de círculos e tesouras. Somente as mãos devem tocar no aparelho.


3- Argolas: estão a 2,55m do solo. Durante a apresentação, o ginasta deve ficar pelo menos dois segundos parado numa posição vertical ou horizontal em relação ao solo, as argolas devem sempre permanecer paradas (movimento chamado de crucifixo).


4- Salto sobre a mesa (cavalo): o cavalo está a 1,35m do solo. O ginasta deve comunicar aos árbitros qual salto irá realizar para que se possa atribuir a nota de partida. Vence o atleta que conseguir a maior média, após realizar 2 saltos.


5- Barras paralelas: estão a 1,75m do solo. Durante a apresentação o ginasta deve executar um movimento em que ambas as mãos não estejam em contato com o aparelho.


6- Barra fixa: está a 2,55m de altura. Durante a execução da prova o atleta deverá manter-se durante em movimento realizando movimentos como mortais e saltos encarpados.



GINÁSTICA ARTÍSTICA FEMININA

A ginástica olímpica feminina, modalidade constituída por 4 aparelhos, vejamos:



1- Salto sobre a mesa: todos os saltos devem ser realizados com impulsão de ambas as mãos sobre o cavalo. A distância da corrida pode ser determinada individualmente. No limite máximo de 25m. São realizados 2 saltos e vence a atleta que tiver a maior média de notas, nos dois saltos.




2- Barras paralelas assimétricas: a avaliação do exercício começa com a impulsão no trampolim, ou colchões. O exercício deve ser executado com  giros sobre o aparelho, trocas e elementos com voo, etc.




3- Trave de equilíbrio: a avaliação do exercício começa com a impulsão no trampolim até a saída nos colchões. A duração do exercício na trave de equilíbrio não pode ser menor de 1 minuto e 10 segundos. Nem maior que 1 minuto e 30 segundos. Durante o exercício devem ser criados pontos altos e dinâmicos com:

A: Elementos acrobáticos e ginásticos de diferentes grupos.

B: Variações no ritmo entre movimentos rápidos e lentos, para frente, lado e para trás.

C: Mudança do trabalho próximo e afastado da trave.









4- Solo: a avaliação do exercício começa com o primeiro ginástico ou acrobático da ginasta. A duração do exercício de solo não pode ser menor que 1 minuto e 10 segundos nem maior que 1 minuto e 30 segundos. O acompanhamento musical pode ser orquestrado, piano ou outro instrumento sem canto. Ultrapassar área de solo (12mx12m) significa tocar o solo com qualquer parte do corpo fora da linha demarcatória, a cada ultrapassagem existe uma dedução. As partes de valor (dificuldade) A – B – C – D e E devem pertencer aos seguintes grupos de elementos:

v  Elementos Acrobáticos: com ou sem fase de voo para frente ou para o lado e para trás.

v  Elementos Ginásticos: giros, saltos, combinações de passos e corridas e ondas corporais. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário