MENUS E SUB MENUS

domingo, 29 de agosto de 2021

VOLEIBOL - ORIGEM, CARACTERÍSTICAS E REGRAS BÁSICAS

 

ORIGEM DO VOLEIBOL - O voleibol foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, nos EUA. No Brasil a chegada do vôlei tem duas versões: Uma é que o vôlei foi praticado pela primeira vez aqui, em 1915, no Colégio Marista de Recife. A outra é que o vôlei chegou ao Brasil entre 1916 e 1917, por iniciativa da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo.

CARACTERÍSTICAS E REGRAS BÁSICAS DO VOLEIBOL

O objetivo do jogo é fazer a bola cair no campo do adversário, jogando a mesma por cima da rede; A bola não pode ser segurada; Ganha a equipe que vencer 3 sets primeiro;

Cada equipe pode dar até 3 toques na bola antes de devolvê-la à quadra adversária; Cada jogador pode dar apenas 1 toque na bola de cada vez.

Cada partida é dividida em sets, que terminam quando uma das duas equipes atinge 25 pontos (tendo que haver uma diferença mínima de 2 pontos. Ex: 25 a 23 ou 25 a 22). Se chegar empatado em 24 a 24, uma das equipes precisa abrir 2 pontos de vantagem;

Se cada equipe ganhar 2 sets e o jogo tiver que ir para o 5º set, esse 5º set vai se chamar tie-break(set desempate) e termina quando uma das equipes atinge 15 pontos;

Cada equipe é composta por 12 jogadores, sendo 6 atuando na quadra e 6 na reserva;

Por set, cada time pode fazer 6 alterações e cada jogador pode ser substituído apenas 1 vez, com exceção do líbero, que pode entrar e sair da quadra várias vezes.

RODÍZIO DO VOLEIBOL - É o movimento obrigatório feito pelos jogadores da equipe que marca um ponto no saque do adversário. Realizado em sentido horário (do relógio), seguindo essa sequência:

JOGADOR DA POSIÇÃO 1 vai para a POSIÇÃO 6;

JOGADOR DA POSIÇÃO 6 vai para a POSIÇÃO 5;

JOGADOR DA POSIÇÃO 5 vai para a POSIÇÃO 4;

JOGADOR DA POSIÇÃO 4 vai para a POSIÇÃO 3;

JOGADOR DA POSIÇÃO 3 vai para a POSIÇÃO 2;

JOGADOR DA POSIÇÃO 2 vai para a POSIÇÃO 1

O rodízio é feito da direita para a esquerda nas posições de defesa 1, 6 e 5 e da direita para esquerda nas posições 4, 3 e 2. Os jogadores da equipe que estiver realizando o saque não precisam fazer o rodízio.

Antes de ser feito o saque, todos os jogadores em quadra, deverão ficar corretamente em sua posição no rodízio, caso isso não aconteça, será marcado um erro de rodízio e a equipe adversária marcará um ponto.


Atividade sobre a origem do voleibol e regras básicas

1- Quem é o inventor do voleibol? E em que ano foi criado?

2- Quais as versões da origem no voleibol no Brasil?

3- Qual o objetivo do voleibol?

4- Antes de passar a bola por cima da rede, para a o lado da quadra adversária, cada equipe pode dar quantos toques na bola?

5- Quantos toques um jogador pode dar na bola?

6- Para ganhar a partida, a equipe tem que vencer quantos sets?

7- Para vencer um set, o que uma das equipes deve fazer?

8- O que é  o rodízio no voleibol?

9- Como é feito o deslocamento entre as posições no momento de realizar o rodízio?

10- O que acontece quando uma das equipes comete um erro de rodízio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário