MENUS E SUB MENUS

quinta-feira, 8 de julho de 2021

ENSINO DA CAPOEIRA

    Origem e História da Capoeira


A palavra capoeira significa "o que foi mata", por meio da conexão dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi"). Reporta-se às áreas de mata rasa do interior do Brasil, onde era feita a agricultura indígena. Tem origem com os fugitivos da

escravidão, os quais utilizavam frequentemente a vegetação rasteira para fugirem do encalço dos capitães-do-mato. Esses foram os primeiros capoeiristas. Mais adiante, ainda no período colonial, os negros irão disfarçar a capoeira introduzindo-lhe mímicas, danças e músicas. Tudo isso servia para resistir à repressão da Polícia Imperial e da Milícia Republicana.

A capoeira foi uma prática proibida no Brasil até 1930, quando passa a ser reconhecida como um símbolo da identidade brasileira. Em 2014, a Roda de Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.




Características da Capoeira:

  • Acompanhamento de música: berimbau, canto e palmas;
  • São utilizados alguns instrumentos como: berimbau, pandeiro e atabaque;
  • Formação em roda: roda de capoeira;
  • Graduação do capoeirista feita por cordas de cores diferentes atadas na cintura.

Uma característica que diferencia a capoeira de outras lutas é o fato de a mesma ser acompanhada por música. É a música que decide o ritmo e o estilo do jogo, que é praticado no decorrer da roda de capoeira. Assim, os capoeiristas se alinham na roda de capoeira batendo palmas no ritmo do berimbau enquanto cantam para os dois praticantes jogarem.

O jogo pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau (normalmente um capoeirista mais experiente), ou com o início de um novo combate entre uma nova dupla.

A música, por sua vez, é composta de instrumentos e canções, onde o ritmo varia de acordo com o 'toque de capoeira', que varia de lento (Angola) ao bastante acelerado.

Nos grupos de capoeira regional ou de capoeira angola, a graduação é simulada pelas cores de cordas atados na cintura do jogador.

A capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e intricados. Utiliza principalmente de movimentos feitos junto ao chão ou de cabeça para baixo.

Tipos de Capoeira: Os dois principais tipos de capoeira são Angola e Regional.

Capoeira Angola – a capoeira Angola é o estilo original praticado pelos escravos. Essa maneira de jogar capoeira é caracterizada por ser mais lenta, composta de movimentos discretos e executados de modo rasteiro. O componente básico desse estilo é a malícia. Essa “malandragem” consiste em simular movimentos que sirvam de enganar o oponente em combate.


Capoeira Regional - a capoeira Regional é o estilo contemporâneo de capoeira. Ela possui atributos de outras artes-marciais em sua prática. Esse estilo foi criado pelo Mestre Bimba e difundiu-se rapidamente pelo mundo. Isso contribuiu para melhorar a imagem do capoeirista ao mesmo tempo que favoreceu o aumento de seus adeptos.


Atividade

1. Qual o significado da palavra capoeira?

2. Quem foram os primeiros capoeiristas?

3. A capoeira passou a ser reconhecida como um símbolo da identidade brasileira em:

 a) (   ) Em 1830            b) (   ) Em 1930

c) (   ) Em 2014            d) (   ) Em 1888

4. Em que ano a roda de capoeira passou a ser patrimônio cultural da humanidade?

5. Cite 3 características específicas da capoeira.

6. Comente sobre a característica que diferencia a capoeira das demais lutas?

7. Como acontece a graduação dos praticantes de capoeira?

8. O que é a capoeira regional?

9. Fale sobre a capoeira angola.


 







Nenhum comentário:

Postar um comentário