MENUS E SUB MENUS

terça-feira, 6 de julho de 2021

Ensino do Judô - Histórico - Características...






Aqui você leitor vai encontrar um pouco sobre a modalidade esportiva Judô, que proporciona fortes emoções, principalmente na época da disputa dos Jogos Olímpicos, onde particularmente faço questão de assistir todas as categorias. É um dos esportes que "possui" (entre aspas mesmo) uma verdadeira dinastia, um império de um homem só. Digo isso para falar rapidamente sobre o atleta da modalidade que eu considero o melhor de todos os tempos, o francês Teddy Riner (bicampeão olímpico - 2012 e 2016 na categoria +100kg, e 10 vezes campeão mundial) que conseguiu a incrível marca de 154 vitórias seguidas, vindo a perder essa incrível sequência em 09 de Fevereiro de 2020, para o japonês Kokoro Kageura. Vou falar rapidamente também da judoca brasileira Rafaela Silva que sofreu ofensas racistas depois de sua desclassificação na olimpíada de Londres- 2012, mas deu a volta por cima, se tornando campeã mundial no ano de 2013, na categoria -57kg e vindo a conquistar o ouro olímpico na mesma categoria, na olimpíada do Rio-2016.
Cliquem nesse link https://youtu.be/jvJ_K2VdlBs para ver a luta que deu a medalha de Ouro a Rafaela Silva(não consegui colocar o vídeo, por ter direitos autorais do comitê olímpico internacional referentes ao canal do youtube).

Breve Histórico


Originada do Ju-jitsu, nome japonês de uma arte marcial em que o lutador usa o próprio corpo para atacar e se defender do adversário. 
Sua origem está ligada diretamente ao japonês Jigoro Kano que estudou antigas formas de autodefesa, classificou as melhores técnicas do Ju-jitsu para dar origem ao Judô, que significa "caminho suave" (ju = suave, do = caminho).
O Judô se tornou esporte olímpico em Tóquio-1964.
No Brasil chegou através da imigração japonesa em 1922, trazido por Mitsuyo Maeda.


Pontuações do Judô


O objetivo do judô é alcançar o Ippon (chamado de ponto completo). O Ippon acontece quando um judoca projeta o adversário com as costas ou os ombros no chão.
O Ippon pode ser conseguido também, através da imobilização do adversário por 20 segundos. A outra forma de conseguir o Ippon é através do:
Wazari – Vale meio ponto. É o Ippon de forma incompleta, quando o judoca consegue derrubar o adversário sem fazer com que ele toque os dois ombros no tatame. Se o judoca conseguir 2 Wazaris, é considerado 1 Ippon. O Wazari pode ser conseguido através da imobilização do adversário entre 15 a 19 segundos.
*Toda vez que a luta vai se iniciar, o árbitro fala "HAJIME" e para interromper a luta diz "MATTE". 

Penalizações


Shidô – é a punição por falta de combatividade. Se o atleta receber 3 shidôs (hansokumakê) durante a luta, ele é desclassificado e perde a luta.
Hansokumakê - Uma violação de regras séria, resulta em um hansokumakê resultando na desqualificação do competidor penalizado. Hansokumakê também é dado pela acumulação de três shidôs.

Como acontece o combate do Judô?


Com duração de 4 minutos,o combate do Judô reúne dois lutadores, que possuem o objetivo de levar o adversário ao solo, tentando na pior das hipóteses, obter maior pontuação ao final do tempo. Para o encaixe dos golpes são utilizados diferentes técnicas e movimentos, socos e pontapés são completamente proibidos. 

Vencerá quem conseguir pontuar mais do que seu adversário, como dito anteriormente, mas quais as formas para que isso ocorra? 

Os lutadores podem pontuar através de projeções, imobilizações, chaves de braço, estrangulamento ou até mesmo, uma sequência de punições no tempo estipulado (cada atleta pode receber no máximo 2 shidôs, se receber o terceiro
, esse atleta perderá a luta), poderá vencer a luta também por hansokumakê (desclassificação). 
Caso ao final dos 4 minutos a pontuação esteja empatada (não se considera shidô para critério de desempate, que fique bem claro isso), o confronto vai para uma prorrogação sem tempo determinado, conhecido também como golden score (ponto de ouro), onde vencerá o lutador que conseguir pontuar primeiro.


Breve explicação sobre os golpes do Judô


São divididos em dois (2) grupos:

1- as técnicas de arremesso (ou projeção).
2- as técnicas de domínio no solo.
*vale lembrar que os golpes onde as mãos eram utilizadas para atacar as pernas dos adversários, que antes eram permitidos, agora resultam em desclassificação.

Onde ocorre a luta?




Ela acontece no local denominado de shiai-jô, que possui uma série de tatames que amortecem as quedas.  A área total do shiai-jô tem entre 14 e 16 metros quadrados em seu total, mas a parte destinada ao combate possui entre 8 e 10 metros quadrados.

Federações


A principal federação responsável por gerir as regras e as mais importantes competições internacionais da modalidade é a Federação Internacional de Judô (FIJ);
Em nível nacional, as atribuições estão sobre responsabilidade da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), responsável basicamente pela organização das competições nacionais mais importantes e pela escolha dos competidores que representam o Brasil em eventos internacionais.


Uniforme


Os judocas possuem um uniforme específico para a prática da modalidade, chamado de judogui (conhecido popularmente como quimono), que é formado pelo shitabaki (calça), wagi (casaco ou a parte de cima) e obi (a faixa).



Formas de saudação (Hei)


No Judô existem 2 formas de expressarmos o respeito pelos adversários, isso ocorre quando realizamos uma saudação, vejamos:
  • TATI-REI ou RITSU-REI (quando em pé);
  • ZA-REI (quando sentado).


Graduações (faixas)


Como já vimos anteriormente, a faixa (obi) faz parte do uniforme do judoca, ela representa o nível de graduação, de aprendizado que cada judoca se encontra.

Os praticantes do judô se dividem em dois grupos: KYU (iniciantes) e os DAN (mestres).

Qualquer praticante do judô sempre vai começar pela faixa branca (a primeira faixa para todos), depois segue para a cinza, azul, amarela, laranja, verde e a faixa marrom (a última faixa para os iniciantes).

Após a faixa marrom, os judocas passam a ser considerados DAN (mestres) e passam a utilizar a faixa preta (do 1º ao 5º DAN), essa é a mais conhecida de todas as faixas, mas ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, ela não é a mais importante, pois ainda existem duas outras faixas: a faixa coral (vermelha e branca), para judocas do 6º ao 8º DAN e a faixa vermelha (judocas do 9º e 10º DAN), ou seja, a última e mais importante graduação (faixa) do judô.

Atividade sobre o Judô

1- Qual o significado da palavra judô? Quem foi o inventor e em que país o judô foi originado?

2- Qual é o objetivo do judô?

3- Quais as formas de marcar um Ippon?

4- O que é um Wazari e quais as formas de somar essa pontuação?

5- Explique a penalização conhecida como shidô.

6- Uma das penalizações existentes é o hansokumakê. Explique como isso ocorre.

7- Como acontece o combate no judô?

8- Ao final da luta se o placar estiver empatado, o que acontecerá para que se decida o vencedor da luta?

9- Os golpes no judô são divididos em dois grupos, diga quais são.

10- Em que local acontecem as lutas de judô?

11- Qual a mais importante federação existente no judô, responsável pelas regras e as mais importantes competições internacionais da modalidade?

12- Qual o significado de CBJ?

13- Quais as partes que formam o uniforme de um judoca e por qual nome esse uniforme é conhecido?

14- No judô existem duas formas de mostrarmos respeito pelos adversários. Quais são elas?

15- O que representa a faixa (obi) para um judoca?

16- Quais são os dois níveis de graduação ou aprendizado que os judocas são divididos?

17- Qual a cor da primeira faixa utilizada por qualquer judoca? E qual a cor da última faixa utilizada pelos iniciantes (KYU)?

18- Em relação a graduação (aprendizado) dos judocas, quando se tornam mestres (DAN), qual a cor da faixa que passam a utilizar?

19- Quantas faixas existem para os que chegam ao nível de mestres (DAN) no judô? Escreva a cor de cada uma delas.

20- Quem pode utilizar a mais importante faixa do judô e qual a cor dela?


Nenhum comentário:

Postar um comentário