MENUS E SUB MENUS

segunda-feira, 30 de agosto de 2021

TIPOS DE BIOTIPO FÍSICO


Quem nunca ficou com paranoia em relação ao seu corpo?! Seja ele por ser magro, forte ou gordo. Aqui você irá conhecer um pouco mais sobre cada tipo de biotipo físico existente, vai saber diferenciar cada um e vai descobrir em qual biotipo você se encaixa atualmente.



TIPOS DE BIOTIPO FÍSICO


Em termos físicos podemos dividir as pessoas pelo biotipo(características físicas), existindo três classificações, que são elasectomorfo, mesomorfo e endomorfo.
Vejamos agora as características geralmente mais comuns em cada biotipo físico, sabendo que vamos abordar termos gerais, já que normalmente, a grande parte das pessoas vai apresentar características presentes em dois biótipos físicos, mas sempre um vai prevalecer.

1- ECTOMORFO


São pessoas consideradas magras, podendo ser altos ou baixos, com tórax longo, geralmente pouca parte peitoral, braços e pernas longos e finos ou mesmo pessoas com pouca presença de massa muscular. Geralmente são pessoas mais sensíveis.
As pessoas que são ectomorfas, em sua grande maioria apresentam grande dificuldade na obtenção de ganho de peso e aumento da massa muscular. O programa de exercícios voltados para essas pessoas deve ser predominantemente realizado com pesos.
A duração mais comum (não sendo necessariamente obrigatória) é em média de 45 minutos, com a realização de 3 ou 4 séries de cada exercício com a realização de até 8 repetições (podendo chegar a 10).
A alimentação dos ectomorfo deve priorizar alimentos que possuam carboidratos (pães, massas, cereais, etc) e proteínas (ovos, leite, carnes vermelhas, brancas, etc).
Vamos citar alguns exemplos de provas onde os ectomorfos geralmente predominam. No atletismo: provas de 5.000 (cinco mil metros), 10.000 (dez mil metros), marcha atlética de 20 e 50 quilômetros. Mas isso não é regras, pois encontramos atletas ectomorfos em outras provas como o salto em altura, 1.500 metros, etc. Na natação: provas de 800 e 1500 metros. Em esportes coletivos como basquete, voleibol, handebol, hóquei na grama, futebol, futsal, etc. Lembrando que esses são apenas alguns exemplos, pois os ectomorfos também participam de outra variedade de modalidades esportivas.




2- MESOMORFO


São pessoas consideradas musculosas, fortes, com músculos bem desenhados, onde o volume do tórax é predominante sobre o abdômen, possuindo pernas e braços fortes, bumbum avantajado, dorso (costas) musculoso. São pessoas mais agressivas e dominantes.
As pessoas mesomorfas tem mais facilidade no ganho de massa muscular e perda do percentual de gordura, qualidade que faz com que muitos mesomorfos não se privem na hora de se alimentar.
Em relação aos exercícios, acabam tendo uma resposta mais rápida nos exercícios de desenvolvimento muscular. Realizam exercícios aeróbicos (presença de oxigênio) de média duração que facilitam na diminuição da gordura, assim como treinamentos de média e alta intensidade, realizando exercícios de 3 ou 4 séries, variando as repetições entre 8 e 12 (geralmente), com duração média de 60 a 90 minutos.
Na alimentação dos mesomorfos estão presentes em grande quantidade todos os nutrientes, carboidratos, lipídios, mas as proteínas tem função essencial já que são as que mais auxiliam na construção muscular.
Nos esportes, podemos ver os mesomorfos nas mais variadas provas, como no atletismo, em provas curtas, 100, 200, 400 metros, arremesso de disco, salto em distância, etc. Na natação, nas provas de 50, 100 metros, etc. Em outros esportes, como rúgbi, judô, luta olímpica, boxe, ginástica artística, halterofilismo (levantamento de peso), entre outros.




3- ENDOMORFO


São as pessoas mais gordas, com tórax, braços e pernas grossos, além de flacidez em boa parte do corpo e com excesso de gordura localizado na parte abdominal. Os músculos são pouco trabalhados.
Possuem metabolismo lento e por consequência uma enorme dificuldade de perder peso e acabam acumulando gordura e ganhando peso de forma muito rápida e desordenada. Geralmente são pessoas divertidas, alegres, relaxadas.
Para os endomorfos são indicados exercícios aeróbicos como caminhada e corrida, com duração mínima de 30 minutos. Deve ser feita atividade muscular, deve ser feita de forma intensa, pois ajudam na construção muscular e na queima de gorduras, mas com repetições maiores do que os ectomorfos e os endomorfos.
A alimentação deve ser reduzida, com todos os nutrientes, mas em pequenas quantidades, evitando ao máximo massas e doces.
Nas atividades esportivas os endomorfos estão mais presentes em esportes de lutas, nas categorias mais pesadas, acima de 100 kg (quilos), mas podem ser vistos também em outras modalidades como futebol americano, futebol, voleibol, em provas do atletismo, como lançamento de martelo e peso (vale explicar que em sua maioria, os atletas desses esportes apesar do peso em excesso, possuem muita massa muscular).

OBSERVAÇÃO: Em sua grande maioria, qualquer tipo de biotipo físico pode realizar a modalidade esportiva que bem entender, mas logicamente terá mais dificuldade se não possuir um físico adequado para aquela prática escolhida.






As questões relacionadas a este conteúdo você encontrará clicando AQUI

2 comentários: