MENUS E SUB MENUS

domingo, 22 de maio de 2022

TIRO COM ARCO - ESPORTE DE PRECISÃO

 


Tiro com arco: é uma modalidade esportiva, que consiste em acertar uma flecha num alvo circular, com o uso de um arco. O objetivo principal, que conta mais pontos, é acertar o centro do alvo. Porém, existe, outras marcações que valem pontos de acordo com a posição.


Origem e história: A história do tiro com arcos vem de muito tempo atrás. Desde a Antiguidade, os homens utilizam o arco e flecha como instrumento de caça ou armamento de guerra. Mas nesse período, a prática era utilizada muito mais como necessidade do que propriamente como esporte ou diversão.




Nos Jogos Olímpicos, o tiro com arco começou a ser uma modalidade de competição nos anos 1900, mas ficou por pouco tempo, devidas as diferenças de regras que cada país tinha. Em 1972, o esporte voltou para os Jogos Olímpicos com a adoção de regras únicas feitas pela Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA).


No Brasil o esporte chegou por volta de 1950, mas só chegou a ter regras e uma criação oficial em 1991 com a criação da Confederação Brasileira de Tiro com Arco. Assim, o país foi promovendo competições nacionais e internacionais. Em 1972, o Brasil começou a participar dos primeiros campeonatos mundiais de tiro com arco.



Conhecendo o esporte: Neste esporte é importante que o competidor conheça bem cada um desses equipamentos e como os manusear para obter bons resultados. Além disso, são utilizados dois tipos de arcos como equipamentos, o recurvo e o composto. Com esses arcos os alvos são de papel ou de materiais sintéticos. Para quem utiliza o arco recurvo é necessária uma dedeira, e para quem utiliza o arco composto um disparador.Todos os competidores devem ter como equipamentos: roupas e calçados esportivos de tecidos leves, protetor de pulso e protetor de peito (para arqueiros que usam arco recurvo).


Principais técnicas e movimentos de preparação e tiro:


Postura: pose mais básica e essencial.


Preparação: ação feita antes de puxar a corda, realizar a técnica de postura e preparação antes ajuda o corpo a reproduzir tudo corretamente na puxada completa.


Enganchar: ação de colocar os dedos na corda. Deve ser realizada de forma cuidadosa.


Ancoragem: técnica responsável por definir o tamanho da puxada completa.


Alvo oficial e pontuação: O alvo oficial (estabelecido pela FITA) é formado por dez anéis concêntricos. De fora para dentro, os anéis são das seguintes cores: 2 brancos, 2 pretos, 2 azuis, 2 vermelhos e 2 amarelos (dourados). São atribuídos pontos de 1 a 10 para cada anel. Sendo o mais externo (branco) de valor 1 (pois está mais longe do centro) e o anel amarelo, mais interno, de valor 10 (por estar mais próximo do centro do alvo).



Existem disputas individuais (masculino e feminino), duplas e por equipe (masculino, feminino e mista), com o alvo ficando a 70 metros de distância (no caso das Olimpíadas).

Nas competições individuais por exemplo, existe a primeira rodada, com 6 rounds(sets), onde cada arqueiro atira 12 flechas. Ao final dos 72 disparos, os atletas são classificados de 1 a 64 (por exemplo), onde na fase mata mata, o 1º pega o 64º, o 2º pega o 63º e assim sucessivamente.

Nas disputas individuais, é 1 contra 1, em melhor de 5 sets, onde vencerá o confronto, o arqueiro que mais somar pontos no placar geral (quem ganhar mais sets). Sendo que a cada vitória em um set, o arqueiro ganha 2 pontos no placar geral, se ambos terminarem empatados em pontos, no set, cada arqueiro soma 1 ponto. Em cada set, cada arqueiro tem direito a atirar 3 flechas, onde quem somar mais pontos ao final dos 3 tiros, vence o set.

OBS: se ao final dos sets, os arqueiros estiverem empatados em pontos no placar geral(sets), cada um, terá direito a atirar 1 flecha, onde vencerá aquele que mais se aproximar do alvo menor ou somar a maior pontuação.

Nas duplas mistas (um homem e uma mulher por equipe), a disputa é feita em melhor de 4 sets, onde em cada set, as duplas têm direito a 4 tiros (2 do homem e 2 da mulher). A dupla que somar a maior pontuação ao final dos 4 tiros, ganha o set. Para cada set ganho, a dupla soma 2 pontos no placar geral. Se um set terminar empatado em pontos, cada dupla soma 1 ponto no placar geral. Ao final dos 4 sets, a dupla que estiver com o maior número de pontos ao final da partida, vencerá o confronto.

Nas disputas por equipes, são 3 atletas para cada time, em melhor de 4 sets (round). Em cada round, a equipe tem direito a 6 tiros, sendo 2 tiros para cada arqueiro. Ao final dos 4 rounds (sets), a equipe que somar mais pontos, contando todos os disparos, vence o confronto.

Curiosidade: Atualmente, a Coreia do Sul é o país com maior quantidade de medalhas nesta modalidade.

 


ATIVIDADE SOBRE TIRO COM ARCO

(www.romrom17.com)


1- O que é o tiro com arco? E qual o principal objetivo? (3 linhas)

2- O que significa FITA? (1 linha)

3- No tiro com arco, como é formado os alvos? Quais são as cores? (3 linhas)

4- Quais as pontuações exsitem no tiro com arco? (1 linha)

5- Nas disputas olímpicas do tiro com arco, a qual distância ficam os alvos? (1 linha)

6- Como acontecem as disputas individuais no tiro com arco? (2 linhas)

7- Em cada set, o arqueiro vencedor soma quantos pontos no placar geral? (1 linha)

8- Em cada set, nas disputas individuias, são atiradas quantas flechas por arqueiro? (1 linha)

9- Desenhe um alvo do tiro com arco e coloque todas as pontuações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário