MENUS E SUB MENUS

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

TEXTO - O PRAZER PELA AVENTURA E ESPORTES NA NATUREZA

O PRAZER PELA AVENTURA E ESPORTES NA NATUREZA


O ambiente natural apresenta para aqueles que buscam praticar atividades corporais, um variado campo de possibilidades. Nesses ambientes naturais, o espírito de aventura e a busca pela superação dos limites são determinantes. A interação com os elementos naturais: água, terra e ar estão relacionados com a reflexão que o respeito ao meio ambiente deve trazer a cada ser humano.
Vivemos em uma sociedade de valorização do capital e do consumo, onde a atitude competitiva se reflete nas práticas corporais. Isso ocorre de modo especial no
esporte, onde a busca da performance é procurada a qualquer custo, tendo o sucesso como fim. São vários os fatores ambientais que podem influenciar potencialmente a performance e a habilidade durante a prática esportiva, mas é certo que, mesmo ciente dos fatores de adversidade para o desempenho em determinados ambientes, o espírito aventureiro, a afinidade pelo desafio e a fantástica capacidade de adaptação do corpo humano fizeram com que novos ambientes fossem explorados, através da prática de esportes da natureza.

As atividades físicas no meio ambiente, atividades fora de ambientes fechados e próximas a natureza como trekking, surf, kite surf, voleibol de praia, handebol de praia, frescobol, escalada, mountain bike, ginástica ao ar livre, stand up paddle, beach tênis, aproximam mais o ser humano da natureza evitando que ele a destrua, pois tendo conhecimento sobre os benefícios que os recursos naturais fazem para a sua vida, o homem evitará jogar lixo em qualquer lugar, poluir o ar, a água, fazer queimadas, destruir as plantações.

   
      TREKKING                                                                         ESCALADA
 
      MOUNTAIN BIKE                                                 FRESCOBOL
 
     SURF                                                             STAND UP PADDLE
 
      KITE SURF

Os esportes chamados de aventura demonstram bem que o homem sempre gostou de desafios. Porém, atualmente todos os cuidados com segurança são tomados para a prática destes esportes: montanhismo, rapel, corrida de orientação, tirolesaraftingbalonismo, paraquedismo, entre outros. Vejamos algumas imagens desses esportes

    MONTANHISMO RAPEL
  TIROLESA RAFTING
   
PARAQUEDISMO

CORRIDA DE ORIENTAÇÃO
BALONISMO  

Quando na escola cultivamos o hábito de praticar atividades na natureza, estamos educando para uma melhor condição humana. Para isso podemos ter como objetivos esses cinco fatores abaixo:
1- Criar uma cultura de respeito ao meio ambiente;
2- educar e ampliar o compromisso com as próximas gerações;
3- aproximar a escola de grandes temas mundiais gerando consciência ecológica;
4- brincar na natureza como prática que humaniza;
5- para os professores: exercício de criatividade e prazer.


ATIVIDADE SOBRE O TEXTO


1- Os ambientes naturais apresentam um diverso campo de possibilidades. Cite os fatores determinantes  para que possamos explorar esses ambientes naturais.
2- Quais elementos naturais entramos em interação quando praticamos esportes na natureza?
3- Quando na escola cultivamos o hábito de praticar atividades na natureza, estamos educando para uma melhor condição humana. Cite 3 objetivos para que isso aconteça.
4- Cite cinco esportes que podem ser praticados na natureza.
5- Fale cinco atividades que podem ser feitas próximas ou no meio ambiente e que aproximam o homem da natureza.
6- Cite um esporte da natureza ou praticado próximo a ela, que você já conhecia.
7- Quais os esportes que demonstram que o homem sempre gostou de desafios?
8- Coloque o nome do esporte correspondente a cada figura abaixo.
a-  
b-
c- 
d-
 e-    
 f-

2 comentários:

  1. retribuindo uma visita. sobre o que me perguntou no meu canal: oi. eu não sei te dizer o que aconteceu, eu não sou especialista nessa area, mas isso também aconteceu comigo, eu colei o codigo na raiz do blog. vá em CONFIGURAÇÕES, depois em PREFERENCIA DE PESQUISA e veja se MONETIZAÇÃO, CONTEUDO PERSONALIZADO DO ADS.TEX está ATIVADO. se não estiver AVITE e clique em editar. LÁ TEM O LUGAR PRA COLOCAR. COLE LÁ O LINK E pronto foi assim que fiz. ainda apareceu uns dias e depois normalizou. ainda apareceu algumas vezes e depois sumiu normalmente. n

    ResponderExcluir
  2. como faço para adquirir o material?

    ResponderExcluir