MENUS E SUB MENUS

segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

HÓQUEI SOBRE GRAMA E INDOOR

 


Hóquei Sobre Grama e Indoor – Na versão de campo, a partida é disputada por 2 equipes com 11 jogadores (sendo 1 goleiro). Cada equipe pode ter até 16 jogadores, com os 5 reservas. A partida é disputada em 60 minutos, dividido em 4 tempos de 15 minutos.

Na versão Indoor(quadra) a partida é disputada por 2 equipes com  6 jogadores (sendo 1 goleiro). A partida é disputada em 40 minutos, dividida em 2 tempos de 20 minutos.



O objetivo do esporte é marcar gols (usando o taco) vencendo a equipe que conseguir o maior número de gols durante o tempo total da partida. 

Regras Gerais:

*A área de jogo é um campo retangular com medidas de 91,4 metros de comprimento por 55 metros de largura. 



*O gol só pode ser marcado de dentro do striking circle(semicírculo próximo ao gol).

*Em caso de falta dentro da área, será cobrado um pênalti, a uma distância de 6,40 metros do gol.

*Se a bola tocar em qualquer parte do corpo, é falta para outra equipe. 

*As faltas podem ser cobradas para si mesmo(o jogador pode sair conduzindo a bola, sem necessidade de tocar).

*As traves do gol medem 3,66m de largura por 2,10m de altura. Em volta delas está demarcada a área - um semicírculo a 14,63m de distância máxima da linha de fundo.

*A bola só pode ser conduzida com a parte interna do taco. Os jogadores não podem levantar o bastão acima dos ombros, nem mover a bola com as mãos ou pés.

ORIGEM: a versão mais próxima do esporte como o conhecemos hoje surgiu no Egito, por volta de 2000 a.C. O esporte também fez sucesso na Grécia. Em escavações em Atenas foi encontrada a imagem de seis homens com tacos, feita entre 530 e 510 a.C. A primeira referência na Inglaterra aparece em 1775, com os vitrais das catedrais de Canterbury e de Gloucester. A palavra hóquei apareceu pela primeira vez em 1527, também no país. No começo do século XIX, o esporte passou a ser matéria obrigatória nos colégios ingleses. Já com muitos adeptos nas universidades, em 1852 as primeiras regras foram oficializadas no Reino Unido. Logo surgiu o primeiro clube, em 1851, e cinco anos depois, a Associação Inglesa de Hóquei.

FEDERAÇÕES CONFEDERAÇÕES: No Brasil, a CBHG (Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama e Indoor) que organiza as competições nacionais e em termos mundiais, quem comanda é a FIH( Federação Internacional de Hóquei Sobre Grama).

Materiais usados no Hóquei Sobre Grama e Indoor: Taco, bola, meião, chuteira, tênis, caneleiras, protetor bucal, luvas, máscara de proteção (para o goleiro e jogadores  de linha no momento da cobrança do pênalti corner).

Os países com mais destaques são: Índia, Paquistão, Países Baixos, Austrália, Grã-Bretanha, Alemanha, Argentina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário