MENUS E SUB MENUS

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Exercícios aeróbicos e anaeróbicos



Sabemos da importância de realizarmos exercícios físicos com frequência, gerando muitos benefícios ao nosso corpo. Veremos a classificação dos exercícios físicos quanto a utilização de oxigênio durante as atividades, que podem ser de dois tipos: os exercícios aeróbicos e os exercícios anaeróbicos. Vejamos:

Exercícios aeróbicos – São os exercícios realizados na presença de oxigênio (O2), são considerados de baixa intensidade, ou seja, quando o praticante não precisa fazer muito esforço. Em termos de tempo, geralmente são de média e longa duração.


Exemplos: praticar basquete, futsal, handebol, futebol, voleibol (os esportes coletivos são considerados exercícios aeróbicos). Outras práticas aeróbicas são encontradas no atletismo (corrida), nas provas de 400 metros, 800 metros, 1.500 metros, 5 km, 10 km, maratona (42.195 m),etc. Nas provas de natação de 100 metros ou mais. Outros bons exemplos são a caminhada e a prática de ciclismo.



Exercícios anaeróbicos – São os exercícios realizados sem a presença de oxigênio (O2), são considerados de alta intensidade, ou seja, quando o praticante precisa fazer muito esforço, elevando seus batimentos cardíacos de forma muito rápida. Em termos de tempo, são de pouca duração, geralmente alguns segundos.

Exemplos: Provas de halterofilismo (levantamento de peso), musculação, algumas provas do atletismo (50, 60, 100, 200 metros, arremesso de peso, de disco, etc), da natação (50 metros), do ciclismo (250 metros), da patinação (100, 200, 300 metros), etc.



Atividade

1-O que são os exercícios aeróbicos?
2-Cite exemplos de exercícios anaeróbicos.
3-Defina os exercícios anaeróbicos.
4-Cite exemplos de exercícios aeróbicos.
5-Em relação a classificação dos exercícios pela utilização de oxigênio, leia e responda. Um esporte ou prática esportiva realizada com baixa intensidade é um exemplo de que tipo de exercício?
6-Em relação a classificação dos exercícios pela utilização de oxigênio, leia e responda. Um esporte ou prática esportiva realizada um pouco tempo é um exemplo de que tipo de exercício?
7-Os esportes coletivos: voleibol, handebol, futsal, basquete são exercícios aeróbicos ou anaeróbicos?





Nenhum comentário:

Postar um comentário